Capítulo V - Perdas

1.2K 71 2
                                    

A família sempre perguntava tudo para o Monge, mas era com Yul que ele tinha conversas mais esclarecedoras, tinham mais intimidade e sempre estavam conversando...

 — Sabe Yul, algumas pessoas temem a solidão, pois acreditam que estar sozinho, é uma coisa ruim, porém poucos sabem que aproveitar um pouco do silêncio de uma casa vazia pode ter seus benefícios. Visto que você abrace a solidão, conseguirá notar que ela não é necessariamente ruim, pelo contrário, algumas pessoas precisam dela. É claro que isso não significa que os relacionamentos não possuem qualidades, os benefícios de momentos alegres com amigos são inegáveis, mas os momentos solitários não são monstruosos, basta saber desfrutá-los. Quando você começar apreciar seus momentos sozinho, sentirá a necessidade de recarregar suas energias após passar um dia cercado por outras pessoas. Com o movimento rápido da vida, acabamos ficando sem tempo para sentar e refletir. Estar sozinho dá-lhe a oportunidade perfeita para um pouco de auto, reflexão. É o melhor momento para focar no seu interior. Quando você está cercado por outras pessoas o tempo todo, você está constantemente tentando ler e atender as emoções da outra pessoa, tanto que você pode acabar perdendo contato com o seu próprio eu.

 — Monge, o senhor pensa que o que aconteceu com minha irmã tem a ver com isso, não soube lidar com a solidão? 

— Sim, é uma das razões. Quando você começa a gostar de estar sozinho, ganha uma perspectiva maior para suas próprias emoções. Acaba desenvolvendo uma compreensão mais profunda do que o faz feliz, o que perturba, e o que entristece. Com esse conhecimento, é, em seguida, mais fácil de regular suas emoções. Mas tudo começa com a compreensão de como você se sente, que vem de um pouco de solidão. Quando você está constantemente na companhia de outras pessoas, você está sempre fazendo concessões de modo a encontrar soluções que todo o grupo possa desfrutar. E, infelizmente, as coisas que você mais deseja, nem sempre se alinham com o que o grupo quer. Portanto, é fácil gostar de estar sozinho quando você percebe que isso lhe dá mais liberdade para fazer as coisas que você realmente quer fazer. Estar na companhia de outras pessoas pode ser divertido e interessante, mas também pode afetar seriamente a sua produtividade. Há momentos em que a companhia de outras pessoas atua como nada mais do que uma distração de começar seu trabalho. Quando você começar a apreciar seu tempo sozinho, conseguirá ter relações mais livres. Afinal, agora você não encontra pessoas por necessidade, mas por vontade.

 — Então se ela tivesse amigos, diferiria? 

— Sair com seus amigos por não suportar ficar sozinho é prejudicial, pois coloca uma pressão desnecessária nos relacionamentos. Dado que você goste de estar sozinho, irá se sentir mais confiante com sua capacidade de ser realmente sozinho. E isso leva naturalmente a se sentir mais independente. Você deixará de sentir a necessidade de constante interação com outras pessoas, ou a ansiedade associada com olhar ao redor e ver ninguém além de si mesmo. Quando você começa sentir prazer na solidão, significa que as coisas mudaram e mudarão drasticamente. Antes, você cuidava de cada passo seu para evitar perturbar outras pessoas, e quando algo acontecia, sempre se julgava culpado, mas hoje você sabe que não há necessidade de se desculpar por tudo, afinal muitas coisas não são culpa sua. Às vezes as pessoas estão caladas, porque não estão em um bom dia, você não é o culpado de tudo, então não há motivos para preocupação. Muitas vezes sentimos uma enorme necessidade de aceitação dos nossos amigos e familiares. Antes de tomarmos qualquer atitude, logo corremos para conhecer a opinião de todos, mesmo que não interfira na vida deles, somente na sua. Devemos ter em mente que às vezes as decisões são inteiramente nossas. É claro que existem momentos em que é não só perfeitamente aceitável pedir conselhos, mas absolutamente necessário. Mas na maior parte das situações nós somos perfeitamente capazes de agir por conta própria. Quando você começar a gastar mais tempo sozinho, você aprenderá a confiar em seus instintos e tomar decisões sem qualquer validação de terceiros. O monge levanta-se e vai caminhar, Yul recolhe-se ao seu silêncio, precisava compreender o que o mestre quis dizer com tudo aquilo. Todos estavam tristes com a morte de Saran que veio devagarinho, sem precedentes, assustavam eles, que não entendiam nada, e Yul apaixonado queria revelar para os pais seu amor por ela. 

— Não, vou contar para eles que amo ela, vão ter que aceitar:

 —Yul, tenha calma, seu pai é muito conservador nas culturas do povo, você vai fazê-los sofrerem, se não ir com calma:

 — Monge, vou esperar o velório passar. O monge decidiu que não seria contrário a ele, só o tempo mostraria  o que deveria esperar, afinal ele era muito jovem e sem querer assustá-lo, que a vida nos prega peças e muitas vezes duras de aceitar. 

— Outra coisa Monge Niin, vou embora com o senhor, não fico mais aqui, vou me tornar monge, me entregar para algo que eu possa realizar espiritualmente. Quero que o senhor me aceite como seu discípulo, pois minha vida depois disto não terá mais minha particularidade:

 — Yul, vamos nos acalmar, vamos orar e entrar em contato com Deus, só ele conhece nosso futuro. O jovem, começou a andar e saiu em direção ao lago, ficou ali jogando pedrinhas na água. Ele pensava: 

— Logo agora que descobri que te amo, vou ter que ficar calado, porque aconteceu isso, veja meu sofrimento, quero estar com você. (Lágrimas desciam no seu rosto). Quero estar com você, ter você em meus braços, eu te amo menina.  De onde Saran estava de imediato fora sugada pelos pensamentos do rapaz. Saran em espírito, estava ali, olhando para Yul, sabia da história deles, e sentia muito que tudo chegasse daquela forma, sentia tristeza por ele, passou sua mão direita no rosto do rapaz, e ele com sua sensibilidade fechou os olhos e mais lágrimas teimaram em cair. Ficaram assim, ela ali sentada do seu lado, era acolhedor e estava feliz pelo amor que ele sentia por ela. O monge de longe observava a cena, os dois jovens, um em espírito e o outro fisicamente, mas num único momento. (Quando Yul começou a pensar nela, de imediato ela sentiu essa vibração do sofrimento e correu para ele fugindo de onde estava).

Existem coisas piores que estar sozinho, mas geralmente leva décadas para entender isso e quase sempre quando você entende é tarde demais. E não há nada pior que tarde demais. 



Continua...

Lembranças das Minhas Outras Vidas-Livro 1 / 2   /3Onde histórias criam vida. Descubra agora