"Capítulo I "- Qual o tipo de vaso você é: honra ou desonra?

506 38 0
                                    


II TIMÓTEO 2:18-19: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade."

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Instruindo com mansidão os que resistem a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

1. VASOS DE HONRA E DESONRA:

Deus é o oleiro e nos somos os vasos moldados pela mão Dele. Essa analogia é feita em muitos textos da bíblia. Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus. Aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus espiritual e perfeito, pelo pecado passou a ser um vaso de desonra.

Mas a partir do sacrifício de Cristo passamos a ter a chance de sermos vasos de honra se o aceitarmos e nos lapidarmos para que do barro imundo e sem forma sejamos moldados de um vaso de barro para vasos de ouro e prata mediante a nossa conduta.

2.MAS O QUE FAZER PARA SERMOS VASOS DE HONRA?

Aquele filho que honra o Pai, qual o pai que não o honrará, mas o filho que muitas vezes aborrece o Pai, este também o aborrecerá, por mais que o pai o ame chega um momento que ele se cansa.

O vaso de honra é todo aquele preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição do oleiro para cumprir a sua vontade, é o vaso que se dobra as circunstâncias quando necessário.

Deus não quer pessoas inflexíveis, o cristão ele muda a sua conduta diariamente naquilo que esta errado, ou seja, o que atrapalha o seu crescimento espiritual.

O vaso de honra é o vaso purificado idôneo e preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição de Deus em qualquer circunstância, não somente quando quer ser usado como enfeite, como pode ser usado momentaneamente e depois colocado de lado.

Os vasos de honra são todos aqueles que se despem de seu eu e passam a viver o eu de Deus, é aquele que coloca o espiritual acima do material. Quem vive somente o seu eu, não pode ser vaso de honra, pois a falta de humilhação, a falta da ponderação, a falta de amor ao próximo jamais pode fazer uma pessoa um vaso de honra. Todos temos erros, sabemos que ninguém é perfeito, mas a nossa natureza deve ser uma natureza voltada para a maleabilidade, a ponderação, a ética, e aos bons frutos, e principalmente a humildade que é o maior canal para chegarmos a espiritualidade.

Perguntamos: mas quais são os vasos de desonra são predeterminados por Deus já que ele é o oleiro e pode moldar vasos de honra ou de desonra? Não, pois Paulo deixa claro apartar-se da iniquidade é um requisito para ser vaso de honra.

2. Falar aqui sobre a confecção e a moldagem dos vasos, por Deus, é difícil, porque como sabemos Deus fez todos vasos de honra, pelo pecado nos transformamos em vasos de desonra, mas nos dá a condição de voltarmos a ser vasos de honra.

3. A transformação de um vaso de desonra em honra depende de qual barro você é feito: e você for um barro duro sem moldagem dificilmente se transformará em vaso de honra, mas se o barro for maleável ele se deixara moldar e essa moldagem é o trabalhar de Deus na vida de cada um, que aos poucos vai se refinando e transformando em um vaso de ouro ou de prata. Deixando Deus trabalhar nele.

4. Paulo diz que Deus não faz acepção de pessoas. Se Deus não faz acepção de pessoas, como pode ele criar vasos de desonra, para continuar a ser desonra?

Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao arrependimento, ou seja, sejam vasos de honra, mas ele deu ao homem o livre arbítrio de se tornar um vaso de ouro ou de prata, ou um vaso de barro que pode ser quebrado e jogado ao lixo, ou pode ser moldado para se transformar em vaso de prata ou ouro.

5. Quando um vaso de barro se torna consistente, ou seja, rígido a moldagem do mesmo é difícil, e ele será sempre barro e vaso de desonra, não se curvou a lapidação e a moldagem que todos nos temos que ter para chegarmos a ser vasos de prata e de ouro ou seja, vasos de honra. Não se deixou moldar por Deus continuará a ser barro que pode virar lixo, ou se transformar em uma joia preciosa, lapidada e moldada pelo criador Deus, sendo um vaso de ouro.

Que entrave para a mente humana!

Você, que hoje é vaso para honra por meio da fé em Cristo Jesus, outrora já foi um dos vasos para desonra.

E para Deus, somos crianças em crescimento para evolução.







   Plágio é crime! © Todos os direitos reservados.  

Lembranças das Minhas Outras Vidas-Livro 1 / 2   /3Onde histórias criam vida. Descubra agora