Quando sofremos a perda de alguém, não imaginamos o que precisamos fazer, quando fazer, e tudo isso nos pega desprevenidos em tudo(acho que como sabemos que todos vão morrer, já deveríamos ser práticos e cuidar das questões burocráticas e deixar mais fácil para famílias) então...sem dinheiro, surgiria uma dívida, e como fazer? O hospital que seu corpo ficava Sampa e a família moravam no interior, então foi orientado que precisariam fazer o translado para a cidade de moradia, também como providenciar túmulo e caixão. Como não eram de Sampa(São Paulo- capital) teriam que pagar uma taxa de traslado, parece coisa de máfia, para tirar o corpo do hospital, é necessário que trate direto com a funerária, ou fariam o velório em Sampa.
O translado na época foi gasto 600,00 reais, fora caixão e funeral que no total fica em mais ou menos o mais simples de todos, 1800,00. Devem ser pagos com cartão de crédito ou cheque ou à vista. Quando o corpo é levado para outra cidade, o valor da remoção é cobrado pela quilometragem.
Em meio à dor e à comoção, se você acha que a perda da pessoa amada já é o bastante, existe uma série de medidas que precisam ser tomadas em relação ao falecimento, e se você não tem quem o faça, verá que é simplesmente dolorido. É bom conhecer alguns passos para tornar o processo mais simples, nas famílias sempre tem um ou outro que toma frente disso, mas no caso de Vivian foi ela, seu filho e filha, e posso dizer que ficaram perdidos.
PARTE BUROCRÁTICA, essa deveria ser chamada de dramática, porque não é fácil e é muito chata. Funerária, túmulo, velório. Se um dia você precisar utilizar o processo de traslado de corpos de um ente ou amigo falecido em outra cidade, Estado ou país, ou mesmo se necessitar mudar um corpo de um jazigo para outro, prepare sua paciência, pois o processo para a efetivação do traslado tem uma grande burocracia. O traslado é necessário quando se precisa transportar um corpo falecido de um local para outro seja outra cidade, Estado ou país, bem como quando se quer tirar um corpo de um cemitério e levar para outro na mesma cidade ou até quando se é necessário mudar o corpo de jazigo no mesmo cemitério. Cada Estado possui a sua lei que deve ser seguida para se proceder quando existir a necessidade de se fazer o traslado. Somente se permite os traslados de corpos intermunicipais em veículos especiais e adequados para a finalidade proposta, devendo ser inspecionados e liberados com apresentação de Alvará da Vigilância Sanitária Estadual, observadas as normas pertinentes. É proibido o traslado de corpos em ambulâncias ou veículos impróprios, ficando a cargo dos órgãos de fiscalização de tráfego as medidas convenientes e em consonância com as disposições legais pertinentes.
A declaração do óbito deverá ser feita no Oficial de Registro Civil da circunscrição do local do óbito. O assento de óbito será lavrado pelo Oficial do Registro Civil, a vista do atestado médico, se houver no local, ou em caso contrário, mediante declaração de duas pessoas qualificadas que tiverem presenciado ou verificado a morte. O cartório que fica na praça da Sé no centro, acompanhados do motorista da funerária. Logo depois disso, voltam ao hospital onde teriam que reconhecer o corpo, para entregá-lo a funerária. O ideal seria se tivéssemos uma poupança para o caso, ou procurar fazer um plano de funerais, para nos deixar apenas com a dor da morte.
Na mente de Vivian ela pensava que esta seria sua ultima vez a pisar no hospital, daria um adeus, não via a hora daquilo tudo acabar. Mas vê-lo no caixão a angustiava, não queria, mas ela precisava. Mais adiante viria a parte mais pesada, ver ele no necrotério, então desceram ao terceiro subsolo, a funerária estaria esperando para a liberação do corpo...dúvida se entraria ou não, lembrava de quando foi reconhecer meu pai e ficou chocada...Então decidiu que iria e desceram, ela pensava que teria que viver tudo, sem menosprezar nada e deixar para que outros o fizessem, tomou coragem. Novamente a psicóloga veio com conversas e foram reconhecer. Ela deixou lágrimas caírem ao vê-lo no caixão, gelado, chocante. Ele estava de mãos amarradas e pés, indagaram o porque daquilo...Resposta:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lembranças das Minhas Outras Vidas-Livro 1 / 2 /3
SpiritualUma alma com várias vidas. A evolução de um espírito experenciando a vida humana com conflitos, alegrias e tristezas, tudo fazendo parte para a evolução espiritual. Uma alma forjada nos sentimentos mais íntimos, aprendendo muitas vezes sofrendo, lap...