Assim que a denúncia foi feita, nos pegamos em um pequeno impasse: onde Candela ficaria hospedada já que a casa da sua mãe não era um lugar seguro? Marcela com certeza não se importaria de ceder um quarto para nossa nova amiga, mas talvez Candela não ficasse confortável o bastante, já que as duas eram praticamente desconhecidas uma para a outra. Foi nesse momento que Martín, que morava sozinho, ofereceu o seu apartamento para ela ficar.
Essa parecia a melhor opção e, apesar de relutante, Candela acabou aceitando. Depois do ocorrido com sua família, voltar para casa era um perigo ao qual não queríamos expô-la. É claro que nenhum dos dois pensavam em unir as escovas de dente tão rápido, afinal, haviam trocado só uns beijos. Mas aquela era uma situação totalmente atípica e deixar a Cande com seus agressores estava fora de questão.
Martín e eu nos oferecemos para ir ao apartamento da família dela para buscar suas coisas. Candela não gostou da ideia, é claro, o que é bastante compreensível. Contudo, garantimos a ela que ficaria tudo bem e que o irmão dela não seria nem louco de brigar com dois marmanjos como nós. Candela, que não queria ficar sozinha, permaneceu no grupo de apoio, acompanhada de Dolores e Ceci. Havíamos concordado que nossa amiga precisava de um suporte psicológico para enfrentar tudo que estava lhe acontecendo... E depois de tudo resolvido, seguimos para o apartamento dos agressores (não dá para chamá-los de familiares) da nossa amiga.
A situação no apartamento só confirmou ainda mais o quanto Cande era maltratada ali. Fomos recebidos com desdém e olhares de ódio, mas não nos abatemos. O lugar, além de pequeno e pouco aconchegante, era uma tremenda bagunça e tinha uma energia terrível. Seguimos até o quarto indicado e tratamos de recolher suas coisas em absoluto silêncio. Sua mãe estava furiosa com o fato de poder ser presa... Ela perguntava (para que até as próximas gerações pudessem ouvir) "como seu filho (sim, no masculino) havia sido capaz de fazer isso com sua própria mãe?", o que, convenhamos, é no mínimo uma ironia. Será que ela já tinha se esquecido do que havia feito à própria filha? Será que ela não se dava conta de que a sua atitude intolerante (junto à de seu filho) havia desencadeado tudo aquilo?
Martín e eu não dissemos uma única palavra. Somos bem esquentados e dificilmente levamos desaforo para casa... Se aquela senhora começasse a nos agredir, bom, nós poderíamos acabar fazendo alguma besteira, o que nenhum de nós queria (havíamos prometido a Candela). Queríamos algo bem mais simples, na verdade: pegar as coisas da Cande para que ela pudesse seguir em frente sem se preocupar com os seus agressores que, esperávamos, fossem presos. Saímos do apartamento com uma baita sensação de alívio. Sem confusões, sem mais brigas.
Buscamos nossa amiga no grupo de apoio e seguimos para o apartamento do Martín, que precisava ir ao trabalho em alguns minutos. Ele estava trabalhando em uma empresa de telecomunicações que não costumava lidar muito bem com atrasos, ainda que eles tivessem uma justificativa plausível. Candela parecia aterrorizada com a ideia de ficar sozinha em um lugar desconhecido e como eu estava de férias, ofereci-lhe minha companhia. Tivemos uma tarde agradável... A conversa fluía naturalmente entre nós. Falamos sobre várias coisas, desde banalidades a assuntos mais sérios. Ela me contou sobre como juntou dinheiro por quase cinco anos para poder fazer a cirurgia de redesignação de gênero, com a qual seus familiares não concordavam (e apoiavam menos ainda). Contei-lhe a respeito da retirada dos seios e da histerectomia... E quando mencionei o apoio incondicional do meu irmão mais velho, da minha mãe e da minha tia, ela pareceu surpresa, quase chocada.
− Miguel, a quem eu deveria chamar de pai, não fez parte de nada disso... Ele abandonou a família quando eu era criança. Nem tudo são flores – confessei, com um sorriso fraco.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SINGULAR (degustação)
RomanceSINGULAR é um spin-off independente de PODER EXTRA G; narrado pelo Noah, personagem secundário da trama que ganhou muitos admiradores. Se você ainda não conhece a Nina, trate de ler sua história e dar boas risadas. Sinopse: Noah sempre quis s...