Capítulo 98

832 89 9
                                    

- Acho que tudo começa com a história de como Rodrigo se tornou amigo de Tomás Augustus, o primeiro filho do Patrão – Giulio ponderou se ajeitando no sofá – Mas pra explicar isso tenho que contar um pouco de quem era o Patrãozinho e quem foi Rodrigo naquela época.

Toda a atenção se virou para Giulio, ele se ajeitou em seu lugar e, depois de um longo suspiro, iniciou a narrativa.

" Antes de tudo, vocês precisam saber um pouco da família Augustus. O patrão teve dois filhos, Tomás e Tatiana que nasceu mais de 10 anos depois e, na ocasião, a esposa do Patrão acabou falecendo no parto que foi difícil e deixou sérias consequências pra pequena Tatiana que foi uma criança muito adoentada. Tomás sempre foi muito protetor com a irmã, mas, sendo o herdeiro, acabou sendo mandado pra Europa pra concluir seus estudos. Quando ele voltou, anos depois, eu estava trabalhando com meu pai que era o capataz do rancho na época. O patrãozinho era um rapaz gentil e atencioso, mas explosivo como o pai dele. A única pessoa que controlava seus rompantes de raiva era a irmã, com ela Tomás nunca erguia a voz, mas ele e o Patrão... eram discussões atrás de discussões, por vezes minha mãe, que trabalhava na cozinha, tinha que limpar o escritório porque havia algo quebrado ou alguma garrafa de bebida estilhaçada no chão. Eram tempos difíceis.

Foi nessa época que Rodrigo, que tinha por volta dos 16, largou os estudos e começou a trabalhar no Rancho. Ele começou como ajudante de mecânico e logo passou a tratorista, até que se tornou um dos motoristas dos caminhões, até comprar o próprio e se tornar mesmo um caminhoneiro. Um pouco antes dos comentários a respeito do patrãozinho se espalharem pela cidade e as brigas entre ele e o Patrão se tornarem insustentáveis aconteceu o que foi o evento responsável por fazer surgir a amizade entre Tomás e Rodrigo.

Na época, havia uma quadrilha assaltando várias propriedades na região, mas não havíamos tido nenhum caso nas redondezas. Rodrigo já era tratorista e trabalhava na parte da alimentação dos animais. Naquele ano o Patrão decidiu investir em uma pequena lavoura, mas tivemos uma seca muito grande naquele ano, a lavoura se perdeu sobrando apenas a palha no campo que não poderia ser usado para mais nada naquele ano. Era fim de tarde, quando os funcionários que trabalhavam nas plantações de frutas viram fumaça no campo seco da lavoura. Acabamos por descobrir que era um imenso incêndio e o Patrão convocou todos os funcionários para ajudarem a controlar as chamas.

O vento estava atrapalhando demais e acabou que as chamas se dividiram indo para duas direções diferentes, nesse momento o Patrão mandou Rodrigo trazer o velho trator que ele usava para levar a ração dos animais pra que ele fosse usado para ajudar a fazer uma barreira para as chamas e ele foi. Meu pai contou que o patrãozinho Tomás achou aquele incêndio muito estranho, ele tinha quase certeza de que alguém ateou fogo na palha. Por isso Tomás saiu a cavalo rodando o Rancho procurando algo fora do normal e acabou por encontrar Rodrigo no trator em uma das estradas ainda próximas aos animais. Ninguém sabe realmente o que aconteceu, sabemos o que foi dito a polícia" – Giulio foi interrompido pela chegada de Antonieta que trouxe café para todos.

O que realmente aconteceu naquela tarde, horas antes do crepúsculo, foi que Tomás encontrou a Rodrigo na estrada e parou para conversar com o rapaz buscando alguma informação. O mais jovem desligou o trator para que pudessem se ouvir, visto que o mesmo era antigo e barulhento. Enquanto conversavam ouviram o som de uma caminhonete e o cavalo do filho do patrão ficou inquieto. Quando, ao virar uma curva da estrada, os ocupantes da caminhonete identificaram os dois parados, com o trator obstruindo o caminho, sacaram as armas e as colocaram para fora das janelas. Tomás, mais rápido do que Rodrigo, se atirou do cavalo sobre o garoto derrubando-o do trator e jogando ambos para o chão, protegidos pela lataria. Logo então ele sacou o próprio revólver e devolveu tiros na direção da caminhonete. Os 3 ocupantes começaram a descer enquanto atiravam enquanto o motorista continuou ao volante, mas Tomás conseguiu acertar um deles que se jogou de volta para o veículo enquanto os outros continuavam a atirar. Rodrigo tentou se erguer para ver o que acontecia, mas Tomás segurou sua cabeça mantendo-o abaixado enquanto continuava a disparar com a mão direita.

Argentum [EM REVISÃO]Onde histórias criam vida. Descubra agora