30°

330 53 1
                                    


— Seus pais eram pacientes.

— Sim, — ela disse, — eles eram. Mas eram loucos por animais perdidos também. Mesmo que negasse, minha mãe era pior que eu.

A observei. — Aposto que você era uma boa aluna.

— Invariáveis A's. Fui a oradora da minha classe.

— Por que isso não me surpreende?

— Não sei, — ela disse. — Por quê?

Não respondi. — Você já teve algum namoro sério?

— Ah, agora estamos indo direto ao ponto, hein?

— Só estava perguntando.

— O que você acha?

— Eu acho, — eu disse, arrastando as palavras, — Eu não faço idéia.

Ela riu. — Então... vamos deixar essa pergunta passar por agora. Um pouco de mistério é bom para a alma. Além disso, estou disposta a apostar que você pode descobrir por conta própria.

A garçonete chegou com o balde de camarões e algumas garrafas de molho de coquetel, os colocou na mesa e reabasteceu nosso chá com a eficiência de alguém que tem feito isso por muito tempo. Ela virou nos seus sapatos de salto sem perguntar se queríamos mais alguma coisa.

— Esse lugar é legendário por sua hospitalidade.

— Ela só está ocupada, — Giana disse, pegando um camarão. — E além disso, acho que ela sabe que você está me interrogando e quis me deixar com a minha inquisidora.

Ela quebrou o camarão e o descascou, depois mergulhou-o no molho antes de morder um pedaço. Peguei alguns da vasilha e coloquei no meu prato.

— O que mais você quer saber?

— Não sei. Qualquer coisa. Qual a melhor parte de estar na faculdade?

Ela pensou sobre isso enquanto reabastecia seu prato. — Bons professores,— disse finalmente. — Na faculdade, às vezes você pode escolher seus professores se você tiver uma agenda flexível. É isso que eu gosto. Antes de começar, foi esse o conselho que meu pai me deu. Ele disse para escolher aulas baseadas no professor sempre que possível, e não na matéria. Quer dizer, ele sabia que existem algumas matérias que você tem que escolher se quiser se graduar, mas a razão dele era que bons professores não tem preço. Eles te inspiram, tem entretêm e você acaba aprendendo muitas coisas mesmo sem saber.

— Porque eles são apaixonados pelas suas matérias, — eu disse.

Ela piscou. — Exatamente. E ele estava certo. Peguei aulas de matérias que eu nunca pensei que fosse me interessar e o mais distantes da minha especialização que você pode imaginar. Mas sabe de uma coisa? Eu ainda lembro-me dessas aulas como se ainda as estivesse tomando.

— Estou impressionada. Pensei que você diria que ir à jogos de basquete fosse a melhor parte de estar na faculdade. É como uma religião em Chapel Hill.

— Gosto disso também. Assim como gosto dos amigos que estou fazendo e viver longe de mamãe e papai e tudo isso. Aprendi muito desde que saí de Lenoir. Quer dizer, tive uma vida maravilhosa lá e meus pais são ótimos, mas eu estava... presa. Tive algumas experiências de abrir os olhos.

— Como o que?

— Muitas coisas. Como sentir a pressão de beber ou me agarrar com um cara toda vez que eu saía. No meu primeiro ano, eu odiei a UNC. Não senti que fosse me enturmar, e eu não me enturmei. Implorei para meus pais me deixarem ir pra casa ou me transferir, mas eles não concordaram. Acho que eles sabiam que eu iria me arrepender a longo prazo e provavelmente estavam certos. Foi só no meu segundo ano que encontrei algumas garotas que se sentiam do mesmo modo que eu sobre esse tipo de coisa e tem sido muito melhor desde então. Me juntei a alguns grupos de estudantes cristãos, passo as manhãs de sábado em um abrigo em Raleigh servindo os pobres, e não sinto nenhuma pressão para ir à essa ou àquela festa ou sair com essa ou aquela pessoa. E se eu for a uma festa, a pressão não me atinge. Eu só aceito o fato de que eu não tenho que fazer o que todo mundo faz. Posso fazer o que é certo pra mim.—O que explicava por que ela estava comigo na noite passada, eu pensei. E agora também.

Ela se animou. — É meio como você, eu acho. Nos últimos anos, eu cresci. Então, junto ao fato de que somos especialistas em surf também temos isso em comum.

Eu ri. — É. Tirando que eu lutei muito mais do que você.

QUERIDA LARY (gilary)Onde histórias criam vida. Descubra agora