Nadine

1.7K 149 85
                                    

Marinette: -O que eu vou fazer? Deve ser da primeira vez que eu ... fiz sexo..., então? - Então ... estava grávida de Chat Noir!

Nadine: -Pelo ultrassom os médicos dizem seis semanas, eu entendi que você só teve relações há três, quatro semanas, mas em ginecologia contamos a partir da data da última menstruação, se fala seis semanas DUM (data da última menstruação). Quanto ao que você vai fazer... Bem isso é uma escolha sua, mas qualquer decisão terá consequências para você. Nós estamos na França, aqui a interrupção da gestação é um procedimento seguro e permitido. Como você é menor de idade e todo procedimento tem algum risco, precisaria da autorização do seu pai ou de sua mãe.

Marinette: -Não! Como assim! Eu não posso abortar, não é certo! Eu não...

Nadine: -Calma, Marinette, não é porque interromper é permitido que você precise abortar. Como eu disse, é uma escolha, mas que você tem um tempo para fazer. E acredite em mim, caso você opte por interromper, quanto antes melhor.

Marinette: -Mas eu nem sei... Oh tenho que contar para os meus pais, tenho que contar para ele... Como eu vou contar isso para os meus pais!? Eles nem sabem que eu já transei!

Nadine: -Em relação aos seus pais, mais cedo ou mais tarde, precisará contar. Sabe, se você tivesse tido uma relação mais aberta com eles, talvez não tivesse acontecido desta forma. Sua mãe é uma pessoa muito compreensiva, você não deveria manter isso em segredo. Seus pais podem... Influenciar muito a sua decisão de interromper ou não, sem a autorização de um deles, você não poderia fazer o procedimento e sem a ajuda financeira, seria muito difícil a sua situação se decidisse continuar a gestação. Mas seu parceiro não tem qualquer direito legal de decidir sobre isso.

Marinette ficou chocada, se estava grávida, Chat Noir era tão responsável em relação a isso quanto ela, não era?! Por que ele não teria o direito de intervir de alguma forma?! Mas Nadine continuou falando interrompendo seus pensamentos.

Nadine: -Uma gestação não é um passeio no parque ou a escolha de um filme no cinema. Por mais romântico que seja atualmente as pessoas dizerem que "o casal está grávido" apenas a mulher sofre quase a totalidade de alterações fisiológicas no corpo.

Nadine: -Uma gestante tem um aumento significativo de peso corporal, os hormônios chegam a patamares altos. Uma mulher que tenha tido neoplasias, mamárias, ovarianas ou uterinas é desaconselhada a gestar. Por alterações hormonais podem provocar o ressurgimento das neoplasias estimulando a multiplicação de células alteradas que eventualmente ainda estejam silentes no organismo.

Marinette: -É... Assustador! Quero dizer... Já é assustador em si o fato de eu estar... Grávida, mas da forma que você coloca parece loucura querer...

Nadine: -Ah... Desculpe-me! É que não acho que deveria existir gravidez não planejada... Eu... Tenho duas filhas, a mais nova tem dezesseis, não gostaria que ela não pudesse ter as liberdades de escolha que tive por conta de uma gestação inesperada. Tenho diversas pacientes que me procuraram tentando engravidar sem conseguir. É incrível como é sempre uma decisão problemática para uma mulher. Aos dezesseis uma gestação rouba tantas possibilidades, mas para algumas mulheres aos trinta e cinco é tão complicado conseguir a tão sonhada gestação...

Marinette: -Você... Acredita que eles já têm alma desde já? Por que... Muitas pessoas que são contra a interrupção se baseiam nisso.

Nadine: -Não sou uma pessoa religiosa, não consigo. Quando eu terminei minha faculdade trabalhei durante sete anos no programa médico sem fronteiras e as atrocidades que vi me fazem pensar que, ou Deus não existe, ou se ele existe e é realmente onisciente e onipresente é o maior sádico do universo... Sabe ... Não é um assunto muito legal para conversar com você.

Marinette: -Aaah não, mas... Gostaria de ouvir mesmo assim, para entender melhor...

Nadine: -Quando atendia na Índia chegou uma menina... Grávida com onze anos, os pais só perceberam a gestação quando a interrupção legal não era mais possível, mesmo assim, eles brigaram na justiça, mas não conseguiram. A criança nasceu com 35 semanas por cirurgia cesariana falaram para a menina de onze, a mãe, que ela tinha tido um problema de estômago e teve que fazer uma cirurgia... Nem contaram a ela que esteve grávida. As pessoas do grupo pró-vida comemoraram, mas para mim foi um dia de luto. Todo o sistema falhou com essa garota e com a criança que nasceu também. Essa garota agora já deve ser adulta, se ela tiver outra gestação, você acredita que não saberá o que ocorreu quando tinha onze (se é que um dia chegou a acreditar nessa história)? O que seria melhor, obrigá-la a conviver com o bebê fruto de estupro ou dar o filho dela em adoção sem que ela nem mesmo soubesse? Não há conduta correta, ou ética possível a partir do momento que a gestação só foi descoberta após o período razoável para interrupção ... Até uma determinada idade gestacional não há um bebê, há um embrião e depois de mais algum tempo, um feto. Um embrião não tem um sistema nervoso central formado, não sente dor não há terminais nervosos para tal. Um embrião é um conjunto de células, tem a capacidade de ser tornar um ser humano, mas não é ainda, é um potencial.

Nadine: No Brasil, em uma localidade não urbanizada o pai de uma garota, de onze também, a estuprou. Ele e a esposa ocultaram a gestação da filha até que a criança nasceu. Uma menina de onze que teve um trabalho de parto, SOZINHA, sem assistência médica alguma, assustada cativa nas mãos do estuprador. O pai da menina e do bebê que nasceu, colocou a criança em uma caixa de papelão dentro de uma mochila e deixou na porta de uma casa da vizinhança... Ainda nesse mesmo país, o padrasto de uma menina de oito, oito anos Marinette! Engravidou a menina, quando a mãe percebeu levou a menina ao atendimento médico e conseguiu uma autorização legal para interrupção. Os médicos da equipe que realizaram o procedimento e a menina foram excomungados da igreja católica, mas o estuprador não.... São TANTAS histórias...

Marinette: -Puxa... Quanta tristeza! Eu... Entendo sua postura. Foi bom ouvir sobre seu trabalho em outros lugares... Mesmo! Mas minha gestação não é resultado de violência, e bem... Foi irresponsabilidade minha e do meu parceiro. Não sei se poderia...

Nadine: -Eu sei! Perdoe-me por contar essas histórias! Você precisa pensar e considerar conversar com as pessoas envolvidas. Embora o seu namorado não precise ser comunicado, seria bom que você fizesse, só não considere a decisão dele sobre a sua seja por interromper ou continuar. Um homem não tem o direito de exigir que uma mulher se submeta a um procedimento de interrupção e também não tem o direito de exigir que prossiga com uma gestação que ela não deseja... As mudanças no corpo da mulher são enormes, o parceiro não passa por elas, não seria razoável que pudesse decidir à revelia dela. Outra coisa importante é: um filho não é um castigo por sexo desprotegido e nem é fonte inesgotável de responsabilidade para quem nunca teve. Toda criança merece ser amada e merece ser protegida das atrocidades que ocorrem no mundo. Sua vida mudará por muitos anos, ter filhos é uma decisão de uma vida.

Conversaram um pouco mais, mas independente de quanto falasse ou ouvisse a novidade ainda se repetia de forma consistente em sua cabeça. "Grávida, como assim grávida?!". Quando Nadine encerrou a consulta passou algumas recomendações e uma medicação para tomar.

Nadine: -Só ácido fólico, toda mulher que planeja ter filhos suplementa antes e durante o início da gestação.

Várias coisas a surpreenderam, atividades físicas poderiam seguir normalmente até cerca de 16 semanas, depois poderia reduzir o ritmo. Mas não era desejado que ficasse em repouso a menos que tivesse algum problema durante a gestação.

Nadine: -Gestação não é doença, muitas coisas mudam, sim. Mas o conselho que dou para todas as minhas pacientes gestantes é: aproveite o tempo para curtir tudo que você faz e gosta enquanto ainda não nasceu. Depois você ficará grata por dormir ou tomar banho sem ser interrompida... A menos que exista uma contra indicação você pode e deve seguir sua vida normalmente. A barriga mesmo pode demorar mais a aparecer na primeira gestação, mas não é regra também começa a ser visível entre 12 e 20 semanas.


Notas finais do capitulo não faz parte da história

Apenas para esclarecer, as três histórias causos da Nadine aconteceram realmente na Índia e no Brasil.

O capitulo não é apologia a nenhum crime. Sinceramente não sei o que é pior quando nasce uma criança de uma menina de 10/ 11 anos, se é contar, não contar (que está grávida), por o bebê para adoção... Que escolha uma menina de 11 pode fazer?!? Como ela pode escolher algo assim?!? (essa é a história da menina na Índia) 

Endless Miraculous LoveOnde histórias criam vida. Descubra agora