Quinta-feira, 18 de Setembro.No dia seguinte, acontece o encontro entre Helena e Theo no antigo apartamento dos dois. À convite de Helena, o músico se junta a ela - não na hora do almoço, como o combinado, por algum atraso qualquer por parte dele. Theo chega no início da tarde. Por diversas vezes ao longo daquela semana, Helena vinha verbalizando que precisava conversar com ele: fez isso no último sábado, ainda no corredor, na ocasião em que Theo a pegou aos beijos com César; depois, no domingo, quando Helena estava de saída para encontrar o médico. O reforço do pedido pela conversa aconteceu na tarde de ontem, quando de fato marcaram este encontro.
Pelo tom de Helena nos últimos esbarrões e embates (em especial, o de domingo) e de posse também de tudo o que tem visto e sabido da vida de Helena, é claro que Theo presume quais seriam os assuntos. Provavelmente seria mais uma conversa em que formalizariam o fim e aniquilaria qualquer sombra escassa de esperança que ele poderia nutrir em tê-la de volta. Ele tem consciência disso. Tanto, que o tom das suas falas no café da manhã com a Lorena no início da semana, transpirava isso: consciência, conformidade e culpa.
E são esses os tecidos que compõem o pano de fundo dos momentos iniciais da sua interação com Helena, por sinal. Ela, muito provavelmente por conta do filho, desfila cortesias, sorrisos e bom humor. Ou talvez seja esse de fato o estado permanente de Helena - leveza, alegria, plenitude. Ela transborda. É como se Theo fosse um querido amigo, alguém a quem a gente encontra com afeto para tomar um café - e isso vai apunhalando-o aos poucos; poucas coisas amargam tanto quanto ser tido permanentemente como colega por alguém a quem se ama e deseja.
Mas seguindo com a cena: em meio a desconfortos por parte dele, os dois conversam amenidades, coisas para passar o tempo e quebrar o gelo. Theo pergunta sobre Helô, questiona as últimas notícias, repercute algo sobre Sérgio, sobre a banda, sobre o Nick Bar... Há uma interrupção ou outra por parte de Maria e Sônia, as quais Helena delega algumas funções, interage de forma cordial e... Mais, de repente, mais uma vez os dois estão a sós.
Eles ainda estão em pé ensaiando cerimônias, mas esse momento inicial de conversas vazias para uma primeira interação, começa a pesar. Está cada vez mais próximo de tratarem do que, de fato, aquele encontro se tratava. Há um silêncio. Ela sorri e procura pelos olhos de Theo, que se perdem em qualquer canto, como se buscasse alguma fuga, uma forma querer escapar daquele momento.
Helena: – Meu bem. A gente precisa conversar, não é?
Theo: – Pois é para isso que eu estou aqui. - Confirma, após assentir com um gesto.
Helena: – Vou só pedir para a Maria fazer um cafezinho para a gente. Aceita um cafezinho?
Theo: – Aceito, aceito sim.
Helena: – Ótimo.
Ela se retira, demora alguns minutos e regressa. Nisso, o músico já está sentado em uma das extremidades do sofá em cor clara; Helena se ajeita na extremidade oposta.
Helena: – Theo. A gente precisa decidir como é que as coisas vão ficar, meu bem. Nós estamos há o que? Mais de sete meses separados e muito pouco decidimos sobre quase nada.
Theo: – Mas nossos advogados...
Helena: – Advogados, Theo? Eu nunca achei que nós fôssemos esse tipo de casal, um casal que recorreria aos "advogados". - Ela encorpa a voz na última frase, ele ri. - Nós sempre tivemos tanto... Tanto diálogo.
Theo: – Isso é verdade.
Há um pesar palpável e denso nas feições, expressão corporal e voz dele. Helena sabe, percebe, já tinha a ciência de que a conversa, essa conversa com ares de fim, teria mesmo esse jeito mais difícil, mais doloroso, especialmente pelo fato do divórcio ser unilateral, uma decisão e vontade apenas dela, não dele. Por isso, ela tenta ir com jeito no que diz - afinal, é Helena, sempre cuidando de todo mundo... Mas é, dentro da ternura, direta nas abordagens e parte logo para as informações.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lacunas e Desfechos.
RomanceEsta estória é inspirada na novela e se desdobra em vários capítulos, com a intenção de complementar o enredo deste casal tão querido - sem que haja, no entanto, modificações na trama original. Sabe aquilo que você sempre quis ver na novela, a ce...