Terça-feira, 23 de Setembro de 2003.
Já é tarde da noite, as 22h se aproximam e César enfim sobe para o seu quarto após ter descido - já de pijamas -, para conferir alguma coisa em seu escritório. Lá embaixo, uma coisa levou a outra e ele acabou se perdendo nas horas, mas agora no conforto de seu quarto o médico recupera o celular que havia ficado sobre o tradicional sofá azul marinho e telefona para Helena.
Helena: – Estava para ligar para você.
César: – Você sempre diz isso, sabia? - Diz, bem humorado, sentando-se sobre o estofado.
Helena: – Juro.
Ele sorri em uma pausa muito breve.
César: – Liguei para saber como você está.
Helena: – Depois do que vi hoje? Péssima, César... Péssima.
César: – É, a realidade de uma clínica psiquiátrica não é a das mais agradáveis. Choca mesmo.
A tarde de terça-feira havia mesmo saído um pouco da rotina: em um arranjo meio às pressas, Helena conseguiu enfim autorização para conseguir visitar a irmã. Também, pudera: já contava-se sete dias completos de internação, uma semana. E as notícias pareciam todas meio perdidas, um eterno hiato que se apoiava na complexidade do caso para justificar a falta de informações precisas. Helena seguia angustiada, Hilda também. Por esta razão, César acabou utilizando de seu prestígio e coleguismo com as pessoas certas do meio médico para conseguir, enfim, que Helena pudesse ver Helô. Fora aconselhada, no entanto, que a situação da irmã não era a das melhores, que ela estava muito agitada e, por isso, recebia altas doses de medicamento. Tudo bem, é de se esperar algo do tipo vindo de uma ala psiquiátrica, certo? Mas a realidade mostrou-se pior, muito pior... E Helena passou a tarde toda com um nó na garganta. A visita que deveria promover alívio, acresceu angústias, angústias que ela externaliza agora com o seu porto-seguro.
Helena: – Uma coisa é chocar, César... Outra é ver a Helô do jeito que eu vi, acuada, em um quarto que mais parece uma prisão. Aquilo não era a minha irmã. A Helô é uma artista nata, viva, gosta de cores, de tudo o que é... Vivo. O oposto dali. Não duvido da competência do Edgar, mas...
César: – Por isso eu estou te ligando. Queria ter passado aí depois da clínica para conversarmos pessoalmente, pretendia te convidar para jantar... Mas acabou ficando tarde para o convite e, depois, tarde até para a visita.
Helena: – E o motivo da ligação...?
César: – Eu agora preciso ter motivos para ligar para a minha mulher? - Bem humorado, ele brinca.
Helena: – Hum. Claro que não. Desculpe, meu bem, desculpe... Eu... Eu não estou em um bom dia.
Ainda entre a abertura que separa o closet e o quarto, Helena fica com o olhar mais melancólico, em pé, fitando o chão. É como se o peso de tudo o que ocorreu naquela tarde de terça-feira se acumulasse em seus ombros.
César: – Eu sei e eu entendo seus pontos em relação à clínica também. Para ser sincero... Fiquei pensando em algumas coisas. Principalmente depois de ter te deixado em casa do jeito que eu deixei.
Helena: – Não sei nem como eu consegui voltar para o colégio, César. Perdi completamente o apetite, nem jantar eu jantei ainda... Acho que só consegui almoçar mesmo porque nós almoçamos antes de ir à clínica vê-la, né? Sabe o que eu fico pensando? Ainda bem... Ainda bem que não foi possível a Hilda ir comigo...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lacunas e Desfechos.
RomanceEsta estória é inspirada na novela e se desdobra em vários capítulos, com a intenção de complementar o enredo deste casal tão querido - sem que haja, no entanto, modificações na trama original. Sabe aquilo que você sempre quis ver na novela, a ce...