Segunda-feira, 15 de Setembro.
Pela manhã, Lorena e Theo tomam café juntos; o músico passou o final de semana todo colhendo dissabores a respeito da atual vida amorosa da ex-mulher: no sábado, ele e Luciana viram Helena aos beijos com César no corretor enquanto ele se despedia após ter passado a noite ao lado dela; no domingo, Theo fez uma série de indagações, obteve respostas pragmáticas e sinceras por parte da ex-mulher e, mais uma vez, a viu partir para casa e braços de César. Sabe do casamento. Sabe que ela esteve em São Paulo para prestigiá-lo no seu evento médico. Sabe de Gramado, de Petrópolis, do passado e... Sabe que Helena está feliz. Alegre. Viva, de novo - muito distante da vida e queixas que fazia enquanto ainda era casada com ele.
Theo ouve passos pesados pelo corredor, sabe que são os passos de Lucas e, atento, chega até a escutar o agudo da voz de Helena chamando a atenção do menino por um motivo qualquer. O rosto dele se transfigura e parece que perde o olhar no fundo da xícara de café - se eu pudesse dar um palpite, seria o de que as revelações de Helena do dia anterior e seu abraço de adeus, estão escoando neste momento nas recordações, saudades e desilusões de Theo.
Lorena: – Você não desliga, né?
Theo: – O que?
Lorena: – Ah. O que, o que... A Helena, né Theo.
Theo: – Eu disse pra você que eu estava digerindo.
Lorena: – Aham. Tá é engasgado, isso sim. Mas que insistência, Theo. Achei que as coisas com a Laura estivessem caminhando.
Theo: – Com a Laura... Lorena, calma aí. Tem que ir com calma nessas coisas.
Lorena: – Aham. Enquanto você vai com calma, a Helena, oh, já está marcando casamento.
Theo: – Você já sabia?
Lorena: – Sabia, estive com ela e com o César semana passada, logo que ela voltou de viagem. Não te falei nada porque você fica aí, com essa cara feia.
Theo: – É, parece que a história lá é séria mesmo.
Lorena: – E você ainda tinha alguma dúvida, querido? Pois se ela viveu por duas vezes com ele, já foram praticamente casados. Não, porque pra mim, foi morar embaixo do mesmo teto, dormir na mesma cama, dividir o mesmo tudo, casou, né?
Theo foge com o olhar. É nítido que ouvir aquilo e imaginar Helena vivendo, querendo e sendo feliz com outro, dói. Lorena apoia sua mão sobre a mão do irmão, ele torna a olhá-la.
Lorena: – Theo. Ela foi casada com ele. Tudo bem, vocês se conheceram, se apaixonaram, tiveram bons momentos, eu concordo. Mas não é segredo para ninguém, nem pra você, que o casamento de vocês acabou muito antes desse ponto final. Eu vou dizer uma coisa e você não vai gostar, mas é preciso que alguém te diga, mesmo que doa, para ver se você segue em frente e é melhor que seja eu. Olha pra mim. A Helena está feliz como há muito tempo eu não via.
Theo: – Eu... Eu reparei mesmo. Ontem, quando nos falamos.
Lorena: – Vocês se encontraram? Você não me disse nada.
Theo: – É, nos falamos brevemente aqui no corredor quando ela estava de saída com o Lucas. E vi ela com o médico também no sábado. Ele... Ele estava aí, dormiu aí.
Lorena: – Dormiu? Como você sabe?
Theo: – Bom, minha irmã, era de manhã e os dois estavam aos beijos no corredor, com a Helena de camisola. Acho que dá para presumir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lacunas e Desfechos.
RomanceEsta estória é inspirada na novela e se desdobra em vários capítulos, com a intenção de complementar o enredo deste casal tão querido - sem que haja, no entanto, modificações na trama original. Sabe aquilo que você sempre quis ver na novela, a ce...