Narração por Annie
Quando Priyanka surgiu pela porta dos fundos acompanhada de Joe e Sophie, senti o mesmo incômodo de quando me deparei com Nicholas no dia anterior. Era uma sensação de que tudo estava bem, só que com certo desconforto. Daniel e eu tínhamos acabado de cobrir a tenda com os tecidos que Danielle havia preparado para aquilo e eu descia das escadas sentindo as mãos protetoras do meu namorado a apoiar minha cintura.
— Vamos cumprimentá-la. – Dan me indicou de modo encorajador.
De mãos dadas nos aproximamos, e foi Daniel a dar o primeiro passo entre nós duas, que estávamos nos olhando sorrindo educadas, mas totalmente sem ação.
— Olá Priyanka! Que bom revê-la! – meu namorado falou se aproximando gentil para beijar o rosto dela.
— Dr. Rhodes! – ela sorriu de volta cumprimentando-o também — É uma surpresa vê-lo aqui...
— Sabe que Annie e eu somos namorados, não é?
Daniel perguntou-a em tom de brincadeira pela forma como ela realmente parecia surpresa, e me olhou risonho passando os braços em torno do meu ombro. Priyanka encarou-me sem graça e ainda sorrindo disse:
— Claro! Só não imaginava que as coisas entre vocês estariam assim tão avançadas ao ponto de... – a frase morreu.
— Ao ponto de eu reunir o meu atual e o meu ex no mesmo ambiente? — perguntei.
Não queria levantar uma situação desagradável ali, mas que droga de insinuação era aquela por parte, logo dela? Priyanka ainda silenciosa fez sinal afirmativo com a cabeça ao que eu dissera, e então complementei:
— Não é algo que eu precisasse estar noiva para fazer, não é? Nicholas nunca teve esta sensibilidade a respeito de unir as atuais e as ex-namoradas dele em qualquer ambiente. Somos prova disso.
— Tem razão. – Priyanka ficou ainda mais sem graça e abaixou a cabeça.
— Entretanto, não é algo que eu faria para atingir a ele ou a ninguém, então sim, as coisas são mesmo sérias entre Daniel e eu. Além do mais, todos gostam dele.
— Claro! – Priyanka sorriu largamente deixando de lado o constrangimento e apontou Rhodes da cabeça aos pés, com as palmas da sua mão para cima afirmando de modo incisivo: — Como não gostar? O Dr. Rhodes sempre foi muito agradável!
Eu poderia soltar um resmungo de desaprovação, mas apenas troquei olhares com meu namorado de forma incrédula. Daniel soltou um risinho baixo enquanto lia em minha expressão: "ela não está dando em cima de você não é?". Francamente... Cheguei a pensar que o problema de Priyanka fosse comigo e não com Nicholas! A indiana percebeu que sua colocação ao Daniel foi um pouco estranha, à medida que eu suspirei depois de trocar olhares com ele, então ela me direcionou a própria mão estendida em cumprimento:
— Me desculpe Annie, eu estou um pouco nervosa com a situação.
Encarei a mão estendida e o olhar realmente aflito dela e devolvi o aperto com um sorriso.
— Não há por que ficar nervosa se a causa da situação formos nós. – falei e soltei a mão dela, apontando para Rhodes e eu.
— Não, não tem a ver diretamente com vocês. É entre Nick e eu, suponho que já saiba que não estamos mais juntos.
— Sim, eu soube.
O silêncio surgido foi interrompido por Daniel, que perguntou à Priyanka se ela gostaria de ajuda com as bagagens. Ela negou respondendo que Nicholas já estava adiantando aquilo, e então perguntou sobre Louis. Ótima saída. Conversando sobre a minha filha não tivemos que falar sobre aquele assunto que certamente não era da minha conta, e muito menos ficamos sem graça uma com a outra.
— Louis! – chamei-a, estava brincando com as primas entre os enfeites da festa: — Venha cumprimentar a tia Priyanka, querida!
Minha garotinha ao se dar conta da presença da namorada do pai ali, correu até ela, e as duas se abraçaram.
— Titia Pri não gosta mais do meu papai? – a pergunta repentina de Louis pegou-nos de surpresa realmente.
— Por que está me perguntando isso, Louis? – a mulher indagou sorrindo passando a ponta do dedo no nariz da minha criança.
— A Louis não vê a tia Pri um tantão de tempo! E nem na casa do papai! Eu e o papai "estava" na casa dele pra vir na casa do tio Kev juntos!
— Ah sim! Eu sei que vocês vieram juntos! Você estava um tempinho na casa do papai, não é? A tia Pri viajou a trabalho, mas é claro que eu gosto do seu papai, meu amor! E de você também!
— E da minha mamãe? – Louis perguntou ingenuamente rindo das cócegas que Priyanka havia começado a fazer.
— Da sua mamãe também, e do tio Daniel, da tia Sophie, do tio Joe, tio Kevin e tia Danielle, das suas primas...
— E do vovô e da vovó! – Louis gritou gargalhando.
— Isso mesmo!
As duas se abraçaram e se beijaram e Louis voltou a brincar, deixando um sorriso farto no rosto de Priyanka. E eu sorri de volta, já que não poderia não sorrir por minha filha.
— Annie! Pode pegar os painéis para mim, por favor? Estão no meu quarto! – Danielle pediu-me.
— Eu já volto. – beijei Daniel.
— Eu te ajudo!
Priyanka falou ainda risonha, um pouco mais tranquila após o momento com Louis, e nos direcionamos a entrada da casa. Deixando Nicholas, por quem passamos, com uma expressão confusa. Apesar dos sorrisos e das maneiras cordiais, Priyanka e eu subimos para o quarto de Danielle em silêncio. Quando chegamos ao cômodo, eu fui até o cantinho em que os painéis estavam e os retirei dali, percebendo Priyanka realmente vir me ajudar.
— É só isso. – dei as costas para ela indo em direção à porta, mas Priyanka me impediu.
— Annie, espera! – colocou as placas em cima da cama de Danielle e levou as mãos à cintura e aos cabelos. — Podemos conversar um instante?
Não queria. Na verdade, não sentia que houvesse qualquer coisa que ela e eu devêssemos conversar. Coloquei as placas escoradas à parede atrás da porta e então cruzei os braços de frente para Priyanka.
— Eu não acho que tenha qualquer coisa que precisamos falar Priyanka.
— Annie, por favor. Nós nunca tivemos esta conversa abertamente, e eu... Eu gostaria muito de me desculpar.
— Priyanka... Sinceramente? Este não é o melhor lugar e a melhor situação para uma conversa sabe? Eu realmente não quero criar desconfortos logo no aniversário da Tina!
— Será possível mais desconfortos entre nós? — a pergunta dela ficou sem resposta de minha parte: — Annie, eu realmente te devo desculpas. E eu preciso muito fazer isso, mesmo que você não aceite.
— Ok. – suspirei descruzando os braços e apontei a ela com um semblante de derrota — Fale! Eu vou te escutar.
Priyanka me encarou segurando as duas mãos. Ela remexia-as apertando e entrelaçando os próprios dedos, num sinal nítido de nervosismo e ansiedade.
— Ele... Ele era o meu sonho, sabe? Ele é, na verdade. Apesar de tudo ainda o amo...
As palavras saíam baixas, trêmulas e ao sentir a fragilidade dela, me fixei ainda mais ao chão, como uma muralha que não queria deixar-se levar pela empatia. Não naquele instante, não naquele momento em que eu sabia: eu também sentiria dor.
— Nicholas era a minha promessa de realização e felicidade. Embora nossas culturas fossem tão diferentes, eu nunca hesitei em casar-me com ele. E tudo estava pronto, tudo estava perfeito quando... Quando você surgiu e me tirou o Nick.
— Eu não o tirei de você. Não fale como se eu tivesse arquitetado qualquer coisa, porque o Nicholas não traiu você comigo! – eu estava incisiva, eu precisava do meu direito de resposta àquilo: — Eu estava vivendo a minha vida, trabalhando incansavelmente quando vocês dois surgiram no meu restaurante!
— Sim! E a partir do momento em que pisamos ali, tudo desandou porque você estava lá!
— Priyanka, o que você está insinuando? Eu nunca desrespeitei você enquanto noiva dele!
— Eu sei que o Nicholas e você não tiveram nada naquela época, mas se apaixonaram! Ele se apaixonou por você enquanto ainda estava comigo! E você por ele! Vocês dois permitiram se apaixonar um pelo outro e...
— E nada! – minha voz era um pouco mais forte naquele momento: — Eu engoli meus sentimentos, eu me mantive afastada dele o quanto pude, eu fiquei meses sem vê-lo porque até mesmo viajei! Eu fui clara com ele sobre não querer e não ter tempo de me envolver com ninguém, ainda mais com ele! Ainda mais com um homem noivo e cheio de holofotes! Se quiser cobrar alguém de não ter controlado os sentimentos cobre a ele! Ele é quem lhe devia uma lealdade, fidelidade, ou seja, lá o que vocês tinham como valor na relação de vocês! Eu nunca fiz nada para ele vir para mim, muito pelo contrário! Agora... Você me dizer que eu não deveria me apaixonar por ele? Que hipócrita! Sobre controlar os próprios impulsos você nunca fez questão, não é?
Priyanka estava séria e de cabeça baixa como se segurasse a paciência, e eu, ultrajada por tudo aquilo, já caminhava de um lado para o outro.
— Eu não quero levar por esses caminhos e interpretações, Annie. Você está certa, o Nick deveria ter feito muita coisa e não ter feito outras tantas, mas o que eu quero dizer é que o meu sentimento de perda foi genuíno! Quando digo que você me tirou o Nicholas, não estou te culpando, estou constatando uma verdade!
— Não faça como ele e jogue as culpas das coisas sobre outras pessoas! Se ele não teve amor o suficiente para continuar contigo, o erro não está em mim ou em você, está nele! E quer saber?
— Annie, por favor... – Priyanka tentava me fazer acalmar.
— Não! Agora escute! – apontei o dedo para ela com uma postura de quem não cederia — Eu não acho que você tenha o direito de sentir que o perdeu! Ele não te traiu comigo, ele me traiu com você! Então parabéns, Priyanka! Ele nunca deixou de amar você! O Nicholas quis as duas aventuras na vida dele! E provavelmente ele só te prestou ao papel "da outra" porque você aceitou isso, já que eu sempre deixei muito claro que eu não me prestaria!
— Você está me ofendendo! – os ânimos dela também se exaltaram: — Eu nunca fui "a outra"! Eu nunca fui amante do Nicholas!
Silêncio. Olhar de culpa por parte dela. Olhar de confusão por minha parte.
— Dê o nome que quiser. Eu não dormi com o marido e noivo de ninguém. Essa é a questão.
— Annie, eu não quis ter essa conversa para causar uma lavação de roupa suja, eu só quero te pedir desculpas! Desculpas porque eu desejei o fim do seu casamento! Eu entendo a minha participação no fim da sua família e sei que eu poderia ter evitado! Mas, eu não consegui! Eu o amava! Eu o amava de uma forma que seria capaz de fazer qualquer coisa para ter ele de volta! O Nick me trocou por uma mulher mais jovem do que eu, muito mais interessante do que eu dentro de seus padrões ideais para construir uma família e eu não soube lidar com isso!
— Vocês dois são hipócritas, e imundos! – falei segurando o choro e deixando aos poucos a raiva passar enquanto passava as mãos em meus cabelos, e andava de um lado ao outro: — Imundos! E sabe onde está a imundice de vocês? Em serem tão fodidamente inseguros e covardes com o próprio interior de vocês, que atingem quem estiver ao redor para sentirem-se bem e seguros! Vocês dois precisam de terapia! Ninguém consegue doar-se numa relação completa e saudável com tanta fragilidade dentro de si! Vocês dois procuram bengalas no coração do outro, e desconhecem absolutamente o sentido de responsabilidade afetiva!
Vomitei tudo de uma vez e percebi Priyanka começar a chorar.
— Eu entendo o Nick, entendo verdadeiramente a raiva que ele tem de Daniel. Por que... Olha pra você! A mulher cheia de si e dona da própria razão. Sempre com argumentos impecáveis, não é? Lógico que eu compreendo o quão menor o Nicholas se sente diante do Daniel, porque eu sempre estive nesse lugar comparada a você.
— Primeiramente não coloque o Daniel nisso, ele não tem nada a ver com essa história! – pedi com dentes cerrados, e buscando ainda controlar a minha raiva eu a encarei.
Senti pena da mulher amarga e cheia de rótulos que Priyanka se impunha, então suspirei e puxei uma cadeira do quarto de Danielle me sentando de frente à cama, e disse:
— Sente-se Priyanka, vamos conversar como as adultas bem decididas que somos.
Apesar de não compreender, ela sentou-se, e manteve a postura que eu tinha no inicio: impassível de braços cruzados.
— Priyanka, olha pra você! Olhe a sua história de vida, sua trajetória de carreira! Como pode dizer que é menor do que eu em qualquer coisa? Você pode ter as suas inseguranças femininas, porque acredite, eu sou cheia delas também! A maioria por conta do meu casamento com o Nicholas! Mas essa rivalidade feminina imposta entre nós duas sempre foi errada! Nós não temos culpa daquilo que não foi provocado por nós! O Nicholas que provocou toda uma situação quando ele não soube decidir o lugar que você ocuparia na vida dele após se casar comigo! Assim como ele não quis compreender o final do nosso casamento quando estava com você! É claro que eu esperava respeito de sua parte quando ele me traiu contigo, mas, eu não esperava menos por parte dele. O que eu queria de você era a empatia, só que... Claramente você sempre quis uma disputa pelo amor e atenção dele, então, quando você me enviou aquela maldita foto, eu não te culpei! Eu culpei a ele, e é sobre isso: ele tinha um compromisso comigo e com a filha dele. Só que o Nicholas consegue nos enredar na vitimização que ele se coloca e nos tornar as culpadas de um jeito muito próprio, Priyanka! Você é mulher demais para o Nicholas, e eu acho que vai perceber isso um dia! Na verdade... – suspirei novamente — Qualquer mulher é mulher demais para ele, porque o problema do Nicholas é ser homem de menos.
Priyanka chorava ainda mais à medida que eu falava, e quando eu ia continuar dizendo o quanto ela deveria sentir-se mais mulher, ouvimos batidas na porta.
— Annie? Pri?
Era a voz de Sophie, e logo ouvimos a voz de Danielle:
— Está tudo bem? Aconteceu alguma coisa?
— O que está acontecendo? – ouvimos a voz de Denise surgir no corredor e falar com as outras duas.
— A Annie e a Priyanka estão há algum tempo dentro do quarto.
— Gente, eu não estou escutando nada, então eu vou entrar! – o desespero na voz de Sophie me fez rir e à Priyanka, fez limpar as lágrimas com vergonha.
Caminhei até a porta e abri, dando de cara com Sophie de orelhas na porta e Danielle e Denise apreensivas a nos observar.
— Está tudo bem, nós estamos em uma conversa. Pode pegar os painéis aqui, por favor, Sophie? Precisamos de mais um tempinho.
A loira olhou para dentro e notou Priyanka sentada na cama escondendo o choro, assentiu ao meu pedido e foi até as placas que estavam sobre a cama. Entreguei a outra parte para Danielle, e Denise me estendeu a mão.
— Está tudo bem Dê, é só uma conversa, nós duas ficaremos bem.
— Certo... – minha ex-sogra estava ansiosa, mas nos deu o espaço necessário.
— Annie... – ouvi a voz de Priyanka quando fechei a porta e me direcionei de novo à cadeira dando atenção ao que ela diria: — Será que você pode me perdoar um dia? Nicholas e eu não temos mais nada, além de um contrato que nos obriga a fingir estarmos juntos, mas isso não apaga tudo o que causei a você. Sei que agora é pedir muito, mas... Um dia... Se puder me perdoar, você, você pode me dizer?
— Tempo ao tempo, Priyanka. Nicholas e eu também não estamos totalmente curados das mágoas causadas um ao outro, mas hoje cedo tivemos uma boa conversa, um ponto final, que acredito ser definitivo. Ele está dando uma chance de conhecer ao Daniel e a romper com as rivalidades descabidas. E eu proponho que nós duas tentemos fazer o mesmo. E para isso precisamos deixar o passado para trás. Eu não consigo dizer se te perdoo agora ou se até já perdoei, o tempo vai me mostrar isso, mas eu posso te prometer ser sincera e transparente, como sempre fui, aliás.
Parecia que cada palavra minha era uma facada nela. Priyanka chorava como se tivesse cometido um assassinato e se arrependesse.
— A única coisa que eu gostaria de te pedir Priyanka, é que se em algum momento você e o Nicholas se acertarem, enfim... Seja lá qual for o relacionamento entre vocês, gostaria que você fosse gentil e doce com a Louis. Sei que sempre foi muito cuidadosa e carinhosa com ela, e te agradeço imensamente por não projetar a minha imagem sobre a minha filha. Então, gostaria que continuasse sendo carinhosa com ela.
— Não precisa nem pedir uma coisa dessas Annie.
— Não é como se eu não confiasse que o Nicholas vai saber lidar com a Louis entre as prioridades dele. Nick está realmente disposto a acertar a posição de pai. Só que, para ela já vai ser difícil crescer entre a rotina maluca do pai dela, sem que ele esteja na casa em que ela vive, entende? Eu quero que a relação do Nick com ela, seja tão feliz e saudável como é comigo, e seja quem for a parceira dele no futuro, que essa relação com a Louis seja também como é com Daniel: respeitosa e amorosa.
— Eu entendo você. No que depender de mim, se um dia ele e eu voltarmos, continuarei sendo ótima com a sua filha. Não se preocupe. Mas, deixe claro este desejo ao Nicholas, porque há uma grande probabilidade de que ele e eu não fiquemos juntos. Então o Nick precisa saber o que você espera das futuras namoradas dele.
Eu não poderia dizer que lamentava o fim do relacionamento deles, porque na verdade não lamentava.
— Annie, obrigada. Obrigada por me ouvir, apesar de tudo. – Priyanka enxugou as próprias lágrimas se levantando e eu também me levantei.
— Não esqueça o que eu falei sobre buscar o amor próprio Priyanka. Não quero te passar lição de moral, mas isso é algo que eu precisei fazer depois da minha relação com ele. Muita toxicidade me deixou quebrada em vários aspectos, então eu torço para que você se redescubra e seja feliz e plena, ao lado de quem quer que seja no futuro. Nenhuma mulher merece ser tratada como um objeto descartável, nem mesmo sentir-se assim. Nicholas nos tratou como rainhas, mas nos fez sentir descartáveis muitas vezes, não é? Espero que você fique bem.
Priyanka assentiu engolindo o choro, e eu que já tinha um nó de lágrimas na garganta também, suspirei finalmente me dando o direito de sair daquele quarto sufocante, porém, novamente ela me impediu. Tocou no meu punho me parando e me fazendo olhar em sua direção.
— Annie eu preciso...
Duas batidas foram ouvidas e Nicholas abriu a porta um pouco receoso.
— Eu estou preocupado, vocês estão bem? – falou olhando para nós duas e encarando as mãos de Priyanka no meu punho, então deu alguns passos para dentro do quarto.
— Está tudo bem, Nicholas. Não achou que iriamos nos engalfinhar por sua causa, não é? – respondi zombando.
Nick sorriu irônico e atento, a nós duas. Soltei minha mão do aperto de Priyanka:
— Está tudo bem Priyanka, já chega né? – ela continuou me encarando um pouco atônita — Bem, eu vou descer...
— Pri, vamos conversar? – Nicholas falou para ela aproveitando a minha deixa de saída e antes que eu me virasse novamente para seguir porta à fora, a negativa dela o fez acenar silenciosamente, afirmativo:
— Não, Nick. Eu preciso tomar um banho, trocar de roupa e ficar um pouco sozinha. Conversamos depois. Meu quarto, qual é?
— O meu. Eu vou dormir na sala enquanto você estiver aqui.
Priyanka assentiu e tomou a dianteira entre nós dois e saiu deixando Nick e eu parados, sem graça, e encarando um ao outro.
— Está tudo bem mesmo, Annie?
— Ela quis fazer como você e falar do passado. Alinhar algumas coisas não ditas, e... No que depender de mim, eu vou esquecer essa conversa em algumas horas.
Ele assentiu, sorriu e se aproximou de mim, me pegando em outro abraço de repente.
— Pare de me abraçar sem avisar! Quem disse que você pode ficar fazendo isso, Jonas? – bronqueei em seu ouvido, e ele riu.
— Pare de ser durona! Eu só quero te pedir desculpas por te fazer passar por mais essa. – Nick me soltou se afastando.
— Você tem que pedir desculpas a ela também, sabe disso, não é?
— Sei. Sei, mas com ela é um pouco mais complicado, porque temos que ficar convivendo por causa do contrato então, eu estou tentando ser menos invasivo.
— Idiota. – ralhei — Deveria ter sido menos invasivo comigo também! Se eu soubesse disso, teria feito um contrato capaz de arrancar toda a sua fortuna, só pra você me dar espaço!
Nick gargalhou e me puxou, passou os braços sobre meus ombros e nos guiou para fora dali enquanto zombava de volta:
— Você não é o tipo que liga pra fortunas! E depois, não é como se você tivesse saído sem nada desse casamento!
— Eu saí com o que era meu direito! O que eu estou falando é de indenização! É isso! Eu vou te processar Nicholas, aguarde a ligação do meu advogado!
— Tá, tá, me processa! Sabe que adoro uma briga com você, não é?
Olhei para ele segurando o riso e não aguentei, caí na risada. Era inacreditável como Nick ainda conseguia me mostrar que era possível arrancar sorrisos de mim. Arrancou-me tudo, aquele homem. Dos mais variados sentimentos, e emoções. As nossas gargalhadas foram cessando à medida que caminhamos pelo corredor, e chegando às escadas ele disse:
— Sei que ainda temos um longo caminho Annie, mas eu estou feliz por podermos tentar recuperar um pouco disso. – ele respondeu me soltando de novo e se afastou pigarreando, antes de descermos.
— Eu estou feliz que podemos nos colocar a disposição dessa convivência saudável por Louis, Nick. E não se preocupe porque diferente de você eu respeitarei seu espaço. E sim, eu estou falando de você precisar me arrancar aí de dentro à força. Não vou ficar nas suas vistas, até que tire a última raiz desse sentimento antigo.
— Obrigado.
— Tem mais uma coisa, Nick! – segurei a mão dele quando chegamos no térreo de modo que ele me desse atenção: — Independente de quem for a pessoa que esteja com você no futuro, e sabe que eu acho que precisa de um tempo sozinho né? Mas, enfim, um dia você terá outra pessoa, seja a Priyanka ou não, o fato é que eu quero que a Louis seja a sua prioridade. Que eu não precise falar para a sua futura parceira ser doce e gentil com a nossa filha, porque espero que você estabeleça esse critério de relação saudável entre elas. Eu acabei dizendo isso para a Priyanka, mas era uma situação diferente. Não vou ficar entrevistando suas parceiras, então saiba escolher alguém que respeite e cuide da nossa filha também.
— Assim como você escolheu, não é?
— Não estou falando pra fazer como eu, só estou falando para não se esquecer de que, quem se envolver com você, vai se envolver com a sua filha também!
— Eu sei disso, fique tranquila. Eu preciso de um tempo sozinho mesmo, mas quando eu estiver pronto, não se preocupe, pegarei uns telefones de médicas pediatras com o seu namoradinho.
Nicholas falou sério, com um sorriso cretino no rosto. Em outra situação eu diria que ele estava provocando e implicando, principalmente pela entonação que dizia "namoradinho", mas eu soube naquele instante, que ele só estava tentando tornar o peso daquele nosso momento de fim definitivo, um pouco mais leve. Para mim, mas principalmente para ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Linger
Fanfiction[Concluído] Depois que ele saiu pela porta de sua casa, Annie não imaginava que as coisas tomariam destinos tão controversos. Lidar com uma separação como aquela, com as suas inseguranças femininas e tentar se refazer não é fácil, principalmente qua...