74. Oito Horas

36 6 45
                                    

As mãos de Gisèle e Tereza grudaram uma na outra como se tivessem cola

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

As mãos de Gisèle e Tereza grudaram uma na outra como se tivessem cola. Poucas foram as vezes em que temeram tanto ir às ruas. Se o cenário não fosse tão caótico, curtiriam o ambiente carregado de tochas que iam de um lado para o outro e os murmúrios dos pedreiros de lá para cá.

Elas mantinham as máscaras coladas no rosto. Não conseguiam deixar de julgar os que não o faziam ou simplesmente deixavam os narizes para fora. Pessoas estavam morrendo, fosse o que fosse aquela doença que fazia os olhos sangrarem escuro. Era apavorante.

- O que vamos fazer? - a loira indagou. Tereza aprumou-se ao lado dela ainda mais.

- Você tem dinheiro?

Gisèle levou a mão livre aos bolsos da calça. Para seu alívio, tirou dali duas notas de vinte pedras.

- Estamos ricas - a loira brincou.

- Esconda isso, Gis - a ruiva pediu. - Aonde consegue tanto dinheiro, mulher?

- Vendi uns coelhos.

- Carne de coelho cairia bem agora.

- Com certeza - o estômago de Gisèle roncou. - Não dá para caçar nesse breu.

- Então vamos improvisar.

Dentre aquele mar de pessoas que evitavam ao máximo se encostar, Tereza encontrou um rosto familiar. Reconheceu a simpática mulher que lhe vendeu a deliciosa rosquinha de goiabada com queijo dias antes do Vale de Awa mergulhar no terror.

A ruiva puxou Gisèle em direção à senhora. A daviliana não discutiu.

- Dona Charli! - Tereza gritou quando aproximou-se dela.

Charli já não tinha mais o simpático olhar no rosto. Tentava passar despercebida nas sombras abundantes da terra que amava. Cobriu o rosto com as mãos quando Tereza correu em sua direção.

- Fique longe, menina - a senhora ordenou. Os olhos de Tereza perderam a cor. - Num sei se tu tá doente. Tá todo mundo doente.

Gisèle apertou mais firmemente a mão de Tereza.

- Dona Charli, estamos com fome - sua voz soava desesperada. - A gente tem que alimentar um bebezinho, o pequeno Cöda...

- Num tenho comida para tu hoje, menina - apesar das palavras pesadas, as duas davilianas ouviram o pesar na voz da senhora. - Meu marido tá de cama. Minha filha, ela...

Lágrimas brotaram dos olhos de Charli.

- Eu sinto muito, Dona Charli... - Tereza sentiu vontade de abraçá-la, mas pouco sabia dos riscos de um gesto que tanto amava. Gisèle puxou-a um passo para trás, mas a ruiva recusou-se a ir embora. Não conseguia imaginar como aquela pobre senhora, antes tão cheia de vida e alegria, estaria se sentindo. - Sinto tanto...

Um sorriso triste e melancólico surgiu no rosto da mulher infeliz, desaparecendo tão rapidamente que Tereza não tinha certeza se ele realmente estivera lá.

Chamas de Petrichor {trilogia}Onde histórias criam vida. Descubra agora