Boa noite pessoal como vocês estão? Comecei mais cedo, ia postar domingo, mas resolvi postar antes. Espero que gostem. Bjs...
Obs: Onde tiver asteriscos são fontes da minha cabeça...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
As 8:45 doutor Max nos chamou. Priscilla pegou minha mão e apertou.
Pri: Fica tranquila ok?
Eu: Tá... – assenti, respirei fundo e entramos na sala dele. – Doutor Max essa é minha esposa Priscilla Pugliese.
Pri: Muito prazer doutor.
Doutor: O prazer é todo meu, sentem-se. Querem uma água, um café?
Eu: Não obrigada.
Pri: Não obrigada.
Doutor: Então Natalie conseguiu descansar no dia de ontem, respirar?
Eu: Fiquei tensa o dia todo, fiquei mal, sem lugar também, enfim... Não tem pra onde correr não é?
Doutor: Não tem. Então vamos as explicações. – ele colocou na tela os meus exames. – Esses são seus exames Natalie, aqui sua mama esquerda o nódulo tem dois centímetros e meio, e aqui a direita tem um centímetro. Como eu disse ontem, é um tanto incomum acontecer nas duas mamas ao mesmo tempo, então acredito que o do seio esquerdo já venha crescendo a algum tempo, a um ano talvez. Com a amamentação você não notou, porque o seio pode empedrar por causa do leite, então não associou a dor ao nódulo. Como ele é bem maior que o outro, ele pode estar crescendo ainda.
Pri: E o que é o indicado pra ela agora doutor?
Doutor: Ela é jovem tem 36 anos, eu não quero começar com quimioterapia. Minha abordagem nesse momento e acredito que de boa parte dos oncologistas aqui nos Estados Unidos hoje é fazer uma lumpectomia. O que é uma lumpectomia? Uma cirurgia conservadora da mama. O segmento, o setor que está o tumor é retirado. O objetivo é retirar o tumor junto como tecido normal adjacente como margem de segurança.
Eu: Para não voltar?
Doutor: Sim, esse é o objetivo. Aparentemente você está no estágio inicial então uma lumpectomia é o indicado.
Eu: E com isso eu estou livre do câncer?
Doutor: Com isso saberemos qual o tipo de câncer você tem. Se ele é agressivo ou não, se ele tende a se espalhar. Com a lumpectomia faremos uma cirurgia dos linfonodos. É uma biopsia do linfonodo sentinela que chamamos. A disseminação da doença para os linfonodos segue um trajeto onde necessariamente há um primeiro gânglio pelo qual as células malignas devem passar. Nesse procedimento, a gente remove apenas o linfonodo que contém o câncer. A remoção de apenas um ou alguns linfonodos reduz o risco de efeitos colaterais da cirurgia.
Eu: E a partir dai vamos saber se eu vou precisar de quimioterapia ou radioterapia ou se essa cirurgia vai ser o suficiente?
Doutor: Sim. Exatamente.
Eu: E se eu precisar de quimioterapia?
Doutor: Vamos saber após sua cirurgia. Faremos uma analise cuidadosa do tumor e traçar seu tratamento. Vamos dar um passo de cada vez Natalie, não vamos correr ok?
Eu: Tá bom.
Doutor: Vamos fazer uma ultrassonografia? Quero ver a posição exata e marcar sua cirurgia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
NOSSOS DESAFIOS
Fiksi PenggemarMeu nome é Priscilla Álvares Pugliese, tenho 35 anos sou CEO do Grupo Meta que possuem o Facebook, Instagram e Whatsapp, moro no Upper East Side, em Nova York. Tenho 3 filhos. Isso mesmo, 3 filhos e as vezes me pergunto o que se passou pela minha ca...