COLIN: Vamos juntos? Não sei se você mudou de ideia. Só para constar, eu não mudei. Ainda quero muito fazer essa viagem com você.
Seu entusiasmo é realmente contagiante. Eu olho para ele, sorrindo, ele faz sinal para eu o seguir.
COLIN: Então, a escolha é sua...
Eu decido ir nesta viagem com ele...
Estamos a caminho de São Jose, estou sentada no banco do passageiro. Colin está dirigindo, com vento nos cabelos.
Nossas janelas estão totalmente abertas, o rádio toca bandas locais de Rock 'n' Roll. De vez em quando, coloco minha cabeça para fora e sinto o vento em meu rosto.
Colin olha para mim e dá risada antes de me puxar para dentro.
COLIN: Você vai acabar ficando doente! Seria uma pena, logo no inicio da jornada.
Eu digo a ele que ele terá que me aguentar mesmo assim.
COLIN: Sério? Isso é o que veremos!
Nós dois rimos, a Van acelera pela estrada. Está calor lá fora, passamos por várias cidades pequenas.
Vimos alguns postos de gasolina quase vazios, restaurantes fasfood, algumas casas simples à beira da estrada.
Estou feliz em voltar à estrada, senti falta disso.
COLIN: Você planeou algo em São Jose?
RITA: Ainda não, você tem alguma sugestão?
COLIN: Não deixe de visitar o centro, é lindo.
RITA: Você pretende ficar em São Jose por muito tempo?
COLIN: Na verdade, mal ficarei lá. Vou continuar até Sacramento.
Eu pergunto porquê.
COLIN: Vou encontrar com Daryl... Eles precisam de mim no projecto dos sem tecto, a situação está piorando... Muitas pessoas que estão na rua se refugiaram em barcos abandonados. Há cada vez mais pessoas amontoadas no rio Sacramento... E isso pode se transformar em um desastre sanitário. Por isso, as autoridades estão preocupadas. Temos que cuidar disso, antes que seja tarde demais.
RITA: O que você está pensando fazer?
COLIN: Temos que avisar as associações e instituições. Precisamos encontrar uma maneira de pôr fim a tudo isso. E punir os responsáveis por essa situação horrível e desumana. Eu tenho um barco lá, que emprestarei a uma família desabrigada. Estou levando comida e roupas, você poderia ir junto e nos ajudar.
Eu mordo os lábios, um pouco pensativa. Eu digo ao Colin que tinha planeado conhecer São Jose. Não quero que ele pense que sou egoísta, é claro, e acrescento que talvez eu passe por lá, no futuro.
COLIN: Sei, sei. Tenho certeza que você seria uma grande ajuda. Precisamos do máximo possível de pessoas, cada um pode melhorar a vida de uma família. Tem certeza que não quer vir?
Eu surpiro, mostrando a ele que sinto muito. Colin coloca a mão em meu joelho, ele me faz entender que está tudo bem.
COLIN: Me avise se você mudar de ideia. Você realmente deveria ir a Sacramento. Também seria uma boa oportunidade para você e Lisa se encontrarem novamente.
Eu sorrio para Colin e acena com a cabeça. Ele sorri de volta, com ternura, gosto da nossa cumplicidade. Eu me atrevo a dar um beijo rápido em sua bochecha.
Colin olha para mim, eu o vejo franzindo a testa e sorrindo ao mesmo tempo. Acho que meu beijo o surpreendeu, está claro isso.