Capítulo 55

17 3 2
                                    


POV ANA

1 semana a depois

Prof. Robert - Muito bem alunos, alguma dúvida? Apresentem me os vossos pratos, dizendo o que é, e de onde veio a vossa inspiração. E pela última vez, apenas quero ver as vossas capacidades, logo não conta para avaliação.

Ajeito o avental que se prende à minha jaleca. Acabamos mais uma aula prática e sinto-me orgulhosa do que consegui fazer. Um prato é posto á sua frente, enquanto me mira ansioso.

Prof. Robert - E então Ana, o que temos aqui? - Pergunta sorrindo na minha direção.

- Bem eu decidi voltar um pouco ás raízes do meu país, e então não seria a mesma coisa se não fizesse o meu prato preferido e tipicamente português. Preparei então ovos escalfados com tomate. Fiz um refogado normal e depois juntei tomate concassé, deixei reduzir um bocado e adicionei um pouco de água, continuando a reduzir. Escalfei depois os ovos á parte e juntei ao aparelho anterior. Torrei algumas fatias de pão caseiro, e.. e é isso - Sorri desajeitadamente - Podia também juntar feijão encarnado, que também iria enriquecer um pouco.

O professor, agarra nos talheres e prepara-se para começar a sua degustação. Tentei ao máximo, Empratar da melhor maneira, sendo que é um pouco complicado pois em Portugal é assim que se serve. Após a primeira garfada, o mesmo olha para mim. Os seus olhos vão possuindo um brilho diferente Á medida que vai mastigando devagar. Quando acaba, um sorriso é posto na sua cara depois de pousar os talheres.

Prof. Robert - Diz-me uma coisa.

- Diga - Sinto os olhares de toda a gente da turma, postos em cima de mim e, começo a ficar mais nervosa do que já estava. O Michael, apenas me dá um ligeiro encontrão na minha anca, olhando para mim com um sorriso brincalhão.

Prof. Robert - Já tinhas tido alguma experiência em algum restaurante?

- Haa... não... - É algo bom ou não?

Prof. Robert - Olha não vou andar aqui com rodeios. O prato que me apresentaste, a nível de sabor está muito equilibrado, tem imensa textura, e como tu disseste e bem, o feijão ficaria aqui top. A apresentação, poderia ficar melhor sim, mas sendo que nunca tiveste experiência assim deste tipo, dou-te os parabéns Ana!

- Obrigado professor.

Prof. Robert - Que isto sirva de exemplo turma, menos é mais e, não vale a pena me apresentarem algo muito elaborado se o prato em si não trouxer emoção alguma. Bem, quem quer ser o próximo?

Um suspiro de alegria e contentação é libertado por mim, mas acima de tudo sinto-me muito bem. Nunca ninguém me tinha elogiado assim desta maneira, quanto mais acerca de algo que eu adorava mas, que ainda não tinha aquela jenica para produzir algo txanam.

Um por um vão apresentado o seu prato ao professor e recebem as suas críticas depois de ele fazer a sua prova. Depois de o último apresentar, dirigo-me em direção ao bálneário para me desfardar.

Michael - Estás a ver? Criaste um monstro de sete cabeças para nada. O stor adorou - Ele vai deitando uma gargalhar enquanto andamos em direção ao bálneário.

- Oh não é bem assim. Tu estavas mais à vontade porque já tiraste um curso professional de cozinha, eu não. Para mim isto é tudo novo - Dou-lhe um encontrão no seu braço como vingança de á pouco.

Michael - Acredita mais em ti e já agora tens que ir a minha casa fazer  o jantar.

- Jantar? Estás maluco? Porquê?

Michael - Tens que me fazer o mesmo que fizeste há pouco. Fiquei a babar para aquilo pá! - Outra gargalhada é libertada da sua boca enquanto eu me junto a ele.

Only Angel |PTOnde histórias criam vida. Descubra agora