A situação ficou um pouco difícil na casa dos pais de Alexandre.Para sua mãe,era impossível deter o choro. O pai,nervoso e inquieto,sentia-se culpado pela reação e preocupado,telefonava para o apartamento,a fim de ter alguma notícia. Vilma e Walter,seu esposo,eram colocados a par de toda a situação pela versão de dona Virgínia,que ignorava boa parte da história e falava de suas desconfianças sobre a moral e as intenções de Raquel. Ricardo havia chegado e Rosana,em outro cômodo da casa,olhavam as crianças ,enquanto conversavam a respeito do assunto. - Eu acho que vou contar ,Ricardo. Vou esclarecer tudo,pois somente assim eles vão entender por que Raquel não tem onde ficar. - Não sei ,não. Se o Alexandre quisesse que soubessem,ele mesmo teria contado tudo.Hoje ele teve uma oportunidade para isso,lembre-se de que ele conversou com seu pai e não disse nada. Rosana ficou pensativa,depois concluiu: - Fica com eles - pediu ela indicando os sobrinhos -,vou até a sala de jantar para ver como estão. - Rô,pense bem - advertiu o noivo. - Deixa comigo. Ao chegar onde todos estavam,Rosana se comoveu ao ver a preocupação dos pais. - Ninguém atende - reclamava o pai de Alexandre. - Deixe o telefone desocupado,Claudionor - pedia dona Virgínia. - Ele pode tentar nos telefonar. - Será que não chegaram em casa. Deve ter acontecido alguma coisa. - Nosso filho,nunca mais vai nos procurar. - Chorava a mãe. Rosana,não suportando mais observar aquela aflição,resolveu: - Sente-se aqui,papai - pediu ela ,indicando uma cadeira na grande mesa da sala de jantar,onde todos os outros já estavam acomodados. Após isso,Rosana ocupou um lugar e disse: - Preciso conversar com vocês para que entendam a situação,não julguem mal a Raquel e compreendam o Alex. A mãe ainda chorosa e sem conter os pensamentos tumultuosos,argumentou: - Como não julgá-la. Essa moça está se aproveitando da ingenuidade do Alexandre. Vilma,mais controlada,contestou: - Espere aí, mãe.Ingênuo o Alex não é,não! E é bem grandinho. - Essa moça apareceu do nada! - prosseguiu a mãe.- Diz que não tem família,que o irmão não a quer. Boa coisa ela não é! - Posso falar. - pediu Rosana. Todos silenciaram e ela começou: - Eu acredito que seria bom que o Alex contasse a vocês o que vou revelar agora. Mas para que todo esse conflito termine logo... Após dizer isso,Rosana relatou exatamente tudo o que sabia a respeito de Raquel.Todos ficaram perplexos.No final ,ela disse: - Não sei qual a opinião de vocês depois de saber disso tudo. Creio que podem entender agora por que ela não volta para a família,por que não fica com o irmão e quais motivos que a faz não ter amizade ou não confiar em mais ninguém.Eu estou acompanhando-os bem de perto e conhecendo bem a Raquel,por isso sei do que estou falando. Respeito demais o Alex para julgá-lo e dizer o que ele deve ou não fazer. Ele adora a Raquel e por amor,está a fim de ajudá-la a qualquer preço.Por outro lado,quando vocês conhecê-la melhor,verão,ou seja sentirão o quanto essa moça já sofreu,o quanto é meiga,fiel e que merece ,de todos nós respeito e auxílio. O silêncio se fez. Vilma,que estava com a cabeça de baixa, falou: -Mamãe,pense bem.Se Raquel fosse eu ou a Rô,você gostaria que "um Alexandre" aparecesse em nossa vida,não é. O senhor Claudionor,que parecia estar chocado com aquela revelação,se pronunciou: - Por que o Alex não me contou. - Após alguns segundos ,questionou: - Por que ele precisa passar por tudo isso. Walter,que até então não dissera nada,acreditou: - Ele passa por isso porque é um homem consciente,forte e que assume seus sentimentos. - Nesse instante se levantou,aproximou-se da esposa,que estava sentada,e abraçando-a pelas costas,completou: - No lugar dele,se fosse você,eu faria o mesmo. Dona Virgínia,por fim ,comentou: - Que Deus me perdoe se eu estiver errada,mas tenho que ser sincera,eu ainda pergunto:por que tudo isso.Sabe,com tanta moça no mundo e meu filho tem que sofrer novamente.Tem que se sacrificar novamente.- Após pequena pausa,ela admitiu: - Estou morrendo de dó dessa moça.Ai,meu Deus!O que eu fiz com ela! Walter tomou a palavra e disse: - Se o Alex a ama e está disposto a apoiá-la,a ficar com ela,ele está corretíssimo no que está fazendo. Lembrem-se do seguinte: do seguinte: essa tragédia,essa violência poderia acontecer a qualquer mulher casada,como acontece,e por isso vocês acham que o marido deveria descartá-la,abandoná-la e procurar outra. Claro que não. É nesse momento que o homem tem de ser digno e se mostrar amigo,parceiro. O fato deles não serem casados,não é diferente.Se o Alexandre gosta dela,não deve abandoná-la por isso. Ele terá todo o meu apoio e acima de tudo,o maior respeito de minha parte! Rosana aproveitou a oportunidade e argumentou: - Agora é o momento de decidirem.Ou vocês ficam do lado do Alex e consequentemente,apóiam a Raquel, ou não. Quanto a mim,sem dúvidas,eles terão toda minha ajuda para o que for preciso.Eu gosto muito da Raquel e adoro meu irmão. Eles se entreolharam e Vilma,levantando-se,anunciou: - Estou com o Alex . - Virando-se para o marido,pediu: - Leve-me agora lá na casa dele,por favor. Walter concordou,mas logo o senhor Claudionor decidiu: - Não.Esperem.Deixe que eu e sua mãe façamos isso. Somos pais e... Se formos todos,a Raquel não vai se sentir muito bem.Estou preocupado com ela que parece bem sensível.Se fosse minha filha... Todos concordaram e assim foi feito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um motivo para viver
EspiritualRaquel nasceu em uma fazenda,numa pequena cidade do Rio Grande do Sul.Morava com o pai,a mãe,três irmãos e o avô,um rude e autoritário imigrante clandestino da antiga Polônia russa. Na mesma fazenda,mas em outra casa,residia seu tio Ladislau,com a m...