79

27 5 0
                                    

      Em pequenos detalhes ela começava a demostrar falta de compreensão.                                                   Á noite,ao chegarem em casa,Alexandre ainda a orientava.                                                                                - Você não pode se incomodar com o que dizem de nós,isso será temporário.Quando encontrarem algo mais novo para se importar,isso vai acabar.                                                                                -Mas eu não consigo! Tento,mas não posso.O assunto vive na minha mente e eu me incomodo com ele,tanto que nem consigo mais trabalhar direito.                                                                         Alexandre ficou pensativo e decidiu falar sobre outras coisas julgamentos importantes e lembrando-se imediatamente da novidade que o satisfez imensamente,comentou contente:              - Sabe,hoje na reunião,solicitaram a minha transferência para outro departamento .Vou assumir um novo cargo. - contou animado .Mas se decepcionou ao encará-la.                                              Raquel empalideceu  ficou paralisada.Nos últimos tempos era ele quem a auxiliava com o serviço. Ela sabia que ,sem ter Alexandre ao lado,passaria por inúmreas dificuldades.                            Mais sério,Alexandre explicou:                                                                                                                                         - Profissionalmente falando,isso será muito bom para mim. Mas eu também fico chateado com a mudança ,por você.                                                                                                                                                       Procurando disfarçar seu descontaento ,ela perguntou:                                                                                       - Ficará na mesma função?                                                                                                                                                  Agora cabisbaixo,Alexandre respondeu:                                                                                                                       - Não.                                                                                                                                                                                           - Coordenador?                                                                                                                                                                       - É - afirmou ele com jeito insatisfeito,pois não esperava aquela reação.                                                     - Você merece.Esforçou-se para isso.                                                                                                                              Percebendo que Raquel estava triste com a mudança,Alexandre aprosimou-se dela,com vo meiga ,revelou seus planos:                                                                                                                                                        - De repente,essa transferência é a melhor coisa a nos acontcer.Como coordenador,daqui uns tempos ,posso solcitá-la para trabalhar comigo.                                                                                                   Ela afastou-se e pessimista,lembrou:                                                                                                                             - Enquanto isso não ocorrer,vou tolerando  a Rita a me difamar e o Vagner me assediando.               - Calma,Raquel. Não é assim.                                                                                                                                             - Eu estou cansada de ser calma! - exclamou ela,gritando pela primeia vez. - Fico clama enquanto observo tudo acontecer errado na minha vida!  Chega!                                                                           Alexandre tentou envolvê-la para conduzi-a a sentar ,mas ela reagiu esquivando-se.                            Contrariado,ele se calou. E para não alimentar nenhuma discussão,virou as costas ,fou cuidar de seus afazeres e mesmo se sentindo magoado com que acontecia,procurou agir normalmente.                                                                                                                                                                                      Mais tarde,perguntando com modos simples,ele procurou:                                                                              - Raquel,você viu meus chinelos?                                                                                                                                    - Eles estavam jogados por aí e eu os guardei na sapateira,por quê?Não deveria?                                   Ele nda respondeu,mas ficou remoendo seus pensamentos,insatisfeitos com o modo dela responder.Raquel nunca fora assim.                                                                                                                                          Pouco depois,,ela o procurou dizendo:                                                                                                                        - Estou incomodando você,não é verdade,Alexandre?                                                                                          - Não - respondeu firme,encarando-a com seriedade.                                                                                          -Raquel,pare. Pare com isso,por favor. - pediu determinado olhando-a nos olhos. Depois sugeriu quase veemente: - Se vamos conversar a respeito de um assunto sério,n'so o faremos como duas pessoas inteligentesracionais e não como rivais.                                                                                     - Mas você está aborreicdo,importunado por minha causa - ela acreditava,porém,agora se expressava mais ponderada. - Eu altero todo o seu ritmo.                                                                                            - é lógico que uma pessoa altera um ambiente e muda os hábitos da outra. Com você e eu aqui não seria diferente,mas isso não me incomoda.                                                                                                     - Tirei você do seu quarto,mesxo em suas coisas...                                                                                                  - Espera,Raquel.Não se altere.Preste atenção,há alguns meses você está aqui e desde o início você não me tirou de lugar algum ,fui eu que quis sair daquele quarto.Eu não a vejo mexer em minhas coisas,vejo-a organizando ,só isso. Não lhe escondi que tenho a mania de largar minhas coisas espalhadas.Entenda,de uma vez por todas,que você não me aborrece,certo?                     - Errado.Eu o incomodo,sim.                                                                                                                                              Olhando-a firme Alexandre afirmou:                                                                                                                              - Você não me incomoda com o que faz em minha casa,nem com o que me mexe ou muda de lugar. Mas,as vezes,fico magoado com a maneira depressiva e triste de me responder,de falar alguma coisa.De umas semanas para cá você está muito estranha.                                                                        Creio que esteja chateada com tudo o que lhe ocorreu,sim,mas essa mágoa,essa agonia em que se coloca não a deixava ver as coisas boas que lhe ocorreram,Raquel.                                                      - Que coisas boas? - perguntou la e modo singular,parecendo realmente não estar observando tudo a sua volta.                                                                                                                                                    Quase friamente,Alexandre perguntou-lhe sem titubear:                                                                                     - O que está lhe faltando aqui em casa Raquel? - Sem obter nenhuma respota ele relatou: - Eu a respeito.Procuro tratá-la o melhor que posso.Minha família não a incomoda.Ofereço-lhe o melhor ao meu alcance em todos o sentidos.Agora me diz:o que está errado? Tudo isso não são coisas boas?                                                                                                                                                                                    Raquel ficou calada.Seus olhos brilhaam exibiam que estava supresa.                                                        Procurando picuinhas  para se exibir isnsatisfeita ,ela falou a fim de se defender:                                   - Você mandou a dona Lourdes lavar minhas roupas e eu não queria.                                                           - Raquel,deixe de ser boba.Essa mulher vem aqui três vezes por semana,como você sabe.Ela limpa o apartamento,lava e passa.Eu não a mando fazer nada,ela sempre fez o que precisava ser feito. Ela deve ter encontrado sua roupa por aí e a pegou para lavar.                                                                    - " Por aí",não! Eu não larguei nada jogado!                                                                                                              Demonstrando-se surpreso e contrariado,Alexandre suspirou e alegou:                                                       - " Por aì" foi força de expressão.Mas me diga,estragou alguma coisa?                                                         - Não.                                                                                                                                                                                           - Então qual é a reclamação?                                                                                                                                           - Não quero que ela lave minhas roupas.                                                                                                                      - Tudo bem! Como queira.Vamos falar com ela e aí,no fim de semana ,a senhorita ficará presa,o dia todo ,na lavanderia.                                                                                                                                              Raquel foi á direção da sala,falando com voz chorosa:                                                                                         - Você não entende!                                                                                                                                                               Indo atrás dela,Alenxadre respondia quase nervoso,gesticulando com as mãos e dizendo:                - Não! Não entendo mesmo,Raquel. Daria para você me expilcar?                                                                  Com lágrimas correndo pelo seu rosto e voz chorosa,ela explicou:                                                                  - Eu falo que vou arrumar e limpar a casa e você ainda contrata essa mulher.                                          - Não estou entendo onde quer chegar?                                                                                                                       - Estou aqui de graça.Você não me deixa pagar nada.Quero contribuir com alguma coisa. Eu sei cuidar de uma casa! Quando morava sozinha...                                                                                                      - Não vou dispensar os serviços da dona Lurdes.Ela trabalha para  mim desde que vim morar aqui. Além do que,não vou usar você com faxineira.Essa mulher ,até hoje,tem sido ótima,além disso,ela precisa desse serviço.                                                                                                                    Raquel exibia-se agoada e com voz embargada,falou:                                                                                          - Vou sair o quanto antes de sua vida. Não posso ajudá-lo... Você não me deixa fazer nada por você.                                                                                                                                                                                                Dizendo isso,Raquel foi para o quarto chorando.                                                                                                     Nervoso e sem saber o que fazer,ele esfregou o rosto e sentou-se no dofá da sala no instante em que o telefone tocou:                                                                                                                                                           - Alô! - atendeu ele,exibindo irritação.                                                                                                                         - Nossa,Alex! Que "alô"!                                                                                                                                                       - Oi Rosana - cimprimentou friamente.                                                                                                                       - O que aconteceu,Alex?                                                                                                                                                     - Nada.                                                                                                                                                                                         - Com essa voz,dizer que não aconteceu nada,é assinar certificado de mentiroso.Está tudo bem?                                                                                                                                                                                                 - Está - respondeu secamente.                                                                                                                                         - A mãe esta reclamando que você não aparece nem liga para ela.                                                                 - Por que sempre sou eu quem tem de agradar aos outros? Caramba! Estou cheio! - respondeu ele,agora irritado.                                                                                                                                                                      Mais firme,Rosana perguntou:                                                                                                                                          - O que está acontecendo,Alex? E a Raquel?                                                                                                               - A Raquel está chorando no quarto,para variar.                                                                                                     - Por quê?                                                                                                                                                                                    - Não sei. Quer perguntar a ela?!                                                                                                                                     - Deixe de ser malcriado e me responda direito - exigiu Rosana,quase irritada. - O que houve?                                                                                                                                                                                                Parecendo controlar-se um pouco mais,o irmão falou:                                                                                         - Olha Rô,de uns dias para cá a Raquel está estranha.Parecendo que não se adapta aqui em casa.Chora á toa,nada está bom para ela,sempre se acha causadora de algum problema,sempre acha que está incomodando.Hoje,lá no serviço... - Alexandre passou a contar o que ocorreu.                No final sua irmã avisou:                                                                                                                                                     - Sábado vou aí falar com ela e...                                                                                                                                     - Não.                                                                                                                                                                                           - Por quê?                                                                                                                                                                                    -Porque eu não quero,Rô. É melhor não se envolver em meus assuntos.                                                     -Então se prepara,porque a mãe disse que vai aí até no domingo.Ela quer conhecer melhor a Raquel e tirar aquela má impressão do primeiro encontro e...                                                                                 - Fala para a mãe ficar por aí!                                                                                                                                           - Credo,Alexandre! Nunca o vi falar assim!                                                                                                                  - Pois  está vendo agora.                                                                                                                                                      Rosana pensou em brincar com o irmão como sempre fazia ,mas percebeu que ele estava realmente irritado e decidu não arriscar.                                                                                                                           - Alexandre,escute: precisamos conversar melhor.                                                                                                  Parecendo um pouco mais flexível,ele respondeu,ponderado:                                                                        - Olha,Rô,até sábado tem tempo. Depois a gente se fala,tá? Só me  faça um favor:vê se a mãe não vem aqui,não.                                                                                                                                                                      - Você vai sair neste fim de semana?                                                                                                                              -Talvez.Não estou a fim de ficar socado em casa.Pensei até em ir á praia,mas quero no mesmo dia. Preciso relaxar um pouco.                                                                                                                            - A Raquel vai junto?                                                                                                                                                              - Não sei. Se não quiser ir também...                                                                                                                            - Calma,Alex. Não fique assim.                                                                                                                                        Rosana conversou por mais  tempo com seu irmão,aconselhando e aclamando-o.                                 Naquela noite ele não foi se despedir de Raquel antes de deitar,como sempre fazia.                           Magoara-se muito com ela e queria mostrar-lhe isso.                                                                                           A amiga,por sua vez ficou insone e roaldno de um lado para o outrochorando pela distância que Alexandre manteve.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Um motivo para viverOnde histórias criam vida. Descubra agora