O tempo foi passando... Rosana e Ricardo tiveram que adiar o casamento por que o noivo teve uma oportunidade muto boa em seu serviço,só que para isso teria de fazer uma viagem ao exterior por cerca de três meses.A noiva não ficou satisfeita,ela não queria deixar o seu último ano de faculdade para se casar e acompanhá-lo.Foi então que decidiram adiar o casamento para o meio do ano que se iniciava. Nilson saíra da prisão e aguardava o julgamento em liberdade.O rapaz estava traumatizado por tudo o que vivera nos últimos meses.Fechado dentro de casa ,ele quase não saía. Raquel se dispôs á terapia junto com o marido que a acompanhava,auxiliando e amparando ,sempre. Certo dia,Alexandre chegou em casa e encontrou Raquel ajudando a filha com pequena montagem de colar que a menina levaria para escola no dia seguinte. Ele as beijou e abraçou como sempre fazia. Logo,porém,atraiu a atenção de Raquel para acompanhá-lo até a cozinha para ficarem longe da filha. - O que foi? - perguntou ela,curiosa,quase sussurrando. - Fiquei sabendo de uma coisa hoje que me deixou em choque. - O que aconteceu?! - Conta logo! - insistiu curiosa. - O Valmor se separou da esposa e estava morando com a Alice. - Tá,isso eu sei. - Ele foi demitido,não foi? - Sim. Isso eu também sei - disse Raquel. - Fiquei sabendo que ele tinha um plano de previdência privada e que o encerrou para comprar aquele apartamento onde mora com Alice.Após se separar ,ele foi demitido e não arrumou emprego .Depois disso não tive mais notícias dele.Hoje eu fiquei sabendo que o Valmor teve um acidente vascular cerebral,mais conhecido como: derrame. - Nossa! - admirou chateada. - A esposa e os filhos nem querem saber dele.Agora,quem terá de cuidar o Valmor é a Alice. Raquel,incrédula,se sentou e o marido prosseguiu: - E mais,A Alice foi demitida hoje. - Você está brincando?! - exclamou Raquel em choque. - Olha,meu bem,estou tão surpreso com tudo que gostaria de estar brincando. A aproximação da filha os fez cessar o assunto. Mais tarde,porém,o casal ainda conversou: - Estou com pena da Alice - disse Raquel. - Sem emprego e sem ter onde morar,ela vai ter que depender de favor e da mísera aposentadoria que o Valmor tiver por invalidez e ainda terá que cuidar dele,se quiser continuar morando lá.Pelo que calculo ,metade do que ele ganhará vai ser pagar o condomínio do apartamento.Eu nem sei lhe dizer se nesse caso,a ex-esposa receberá pensão dele. Acho que não. - Como esse mundo dá voltas,Alex! Estou horrorizada e até arrependida. - Por quê? - Quando eu saí da casa do meu irmão,disse para Alice que ela iria pagar o que estava fazendo comigo. - Não é sua culpa. - Eu sei,mas... - Faça uma prece por ela.Estamos aprendendo muito com o Espiritismo.Peça a Deus que a envolva com bençãos de paciência,otimismo e no caminho do bem. - Eu já faço. - É Raquel,devemos nos "conciliar com nossos adversários enquanto estamos no caminho deles",ensinou-nos Jesus.Sabe,quando comecei a pensar assim,fiquei mais calmo,tranquilo,menos estressado e tudo para mim tem melhorado muito. Vejo as coisas de outra forma.Parece que até fisicamente me sinto melhor. Aliás,estou ótimo! Toda a minha saúde em harmonia. A esposa sorriu e observou: - Realmente,eu o vejo mais harmonioso nos últimos tempos. - Ela riu e comentou: - Você não quer mais "quebrar ninguém ao meio". O marido gargalhou gostosamente e admite: - Estou me controlando e sempre penso no meu coração. Quero ter vida longa ,sou um cara novo e tenho muito o que fazer ainda. Repentinamente,mudando de assunto, Alexandre perguntou: - Sua mãe escreveu? - Escreveu sim. Mais uma vez ela se recusou a vir para cá. O marido a abraçou,ao perguntar: - Você quer ver sua mãe,não é? Ela sorriu,respondendo: - Quero sim, mas não me agrada a ideia de ir até lá. - Por quê,Raquel? Seu avô está numa cadeira de rodas... - Após pequena pausa,completou: - O resto você sabe.Poderíamos ir lá só para ver sua mãe,para ela conhecer a Bruna. Não é preciso ir ver mais ninguém.Pelo que me contou,a casa do seu tio não é próxima de onde dona Tereza está. Raquel abaixou a cabeça e ficou pensativa. O esposo,segurando-lhe o rosto com carinho,ergueu-o e perguntou: - Você quer ver sua mãe? - Sim,eu quero ,mas... Alexandre tornou a abraçá-la e argumentou: - Então vença este obstáculo de uma vez. Talvez isso fará com que vença os outros. Nós daremos um jeito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um motivo para viver
EspiritualRaquel nasceu em uma fazenda,numa pequena cidade do Rio Grande do Sul.Morava com o pai,a mãe,três irmãos e o avô,um rude e autoritário imigrante clandestino da antiga Polônia russa. Na mesma fazenda,mas em outra casa,residia seu tio Ladislau,com a m...