130

20 4 0
                                    

         Tempos depois,dentro do carro,ao percorrer a mesma estrada poeirenta que não via há anos,Raquel estava calada. Bruna dormia no banco de trás,e dirigindo,Alexandre vez ou outra colocava a mão no ombro da esposa,pois percebia sua tensão. Ao passarem entre gigantesca araucárias,eles viam ,não muito longe,a bela queda-d'água que espirrava gotejos coloridos com os raios de sol,que se fazia destaque dentro da linda paisagem.                                                                                 - Que lugar lindo! - admirou-se Alexandre.                                                                                                                 Mais adiante,a única manifestação de Raquel foi:                                                                                                   - Veja,eu brincava ali quando pequena.Não dá para ver direito daqui,mas ao redor da cachoeirinha há uma lagoa e embaixo da queda-d'água,um poço  tão cristalino que você chega a ver os peixes lá no fundo.                                                                                                                                                         - Estamos perto? - perguntou o marido.                                                                                                                       - Sim.Estamos.                                                                                                                                                                         Logo eles pararam o carro diante de uma casa branca de barrado azul.                                                        Os empregados olhavam curiosos.Um deles se aproximou quando Alexandre desceu do carro olhando a sua volta.                                                                                                                                                            - Por favor,a dona Tereza está?                                                                                                                                        - O  senhor é?...                                                                                                                                                                        - Alexandre.Genro dela.Marido de Raquel.                                                                                                                   Dizendo isso,ele contornou o veículo e abriu a porta para a esposa, que parecia paralisada e não se mexia. O marido se curvou,pegou sua mão gelada e pediu:                                                                         - Vem?                                                                                                                                                                                         Sustentando-se nele,tentando controlar a respiração ,a esposa desceu trêmula.Imediatamente ela o abraçou ,e olhando á sua volta ,notou que o lugar pouco havia mudado.                                                                                                                                                                                                Nesse instante eles ouviram o grito:                                                                                                                               - Raquel!!!                                                                                                                                                                                 Era dona Tereza,que descia ligeiro os poucos degraus da varanda e corria ao encontro da filha.                                                                                                                                                                                                       - Mãe! - disse Raquel,soltando-se de Alexandre.                                                                                                     O riso misturou-se ao choro e meio aos beijos ,elas se tocavam como se quisessem ter a certeza de que não era um sonho.A emoção contagiou Alexandre e os empregados que estavam  presentes.Bruna acordou e Alexandre a pegou no colo,esperando ver a esposa mais tranquila.Logo,Raquel se recompôs,e pegando na mãozinha de Bruna,que já estava no chão ,ela a exibiu para sua mãe.                                                                                                                                                                     Alexandre,com sorriso no rosto,falou orgulhoso:                                                                                                   - Queremos que conheça nossa filha. Estávamos ansiosos por esse momento.                                        A mulher,que estava agachada já olhando a menina,ergueu o olhar e ele estendeu a mão,dizendo,ao exibir um semblante ,alegre:                                                                                                                    - Eu sou Alexandre.                                                                                                                                                                 Segurando em sua mão,dona Tereza se levantou e o abraçou com jeito meio rude,mas não conseguiu deter algumas lágrimas.Após as fortes emoções de início,quando todos iam entrando,os irmãos de Raquel chegaram.Parados,eles a olharam surpresos.                                                   Como Raquel havia mudado! Enquanto eles traziam no rosto as marcas dos árduos serviços,a irmã estava linda! Parecia ainda mais moça.                                                                                             Como que em choque,eles a olharam por algum tempo,até que dona Tereza falou:                               - Não vão cumprimentar tua irmã?                                                                                                                                 Tadeu e Pedro se aproximaram de Raquel e constrangidos,lhe estenderam a mão para um cumprimento simples.Alexandre,extrovertido,cumprimentou-os e bem humorados estapeou-lhes no braço.                                                                                                                                                                                   Ao ver a esposa temerosa,ele abraçou-a para que entrassem.                                                                        Em uma sala onde uma grande mesa de madeira,contornada por cadeiras altas,centralizava o ambiente,eles se acomodaram para conversar. Os irmãos de Raquel não diziam nada,somente dona Tereza e Alexandre conversaram muito.                                                                                                                  Bruna,que não parava no lugar,merecia a atenção de Raquel que,vez ou outra,tinha de sair atrás da filha. A garotinha,na volta que deu na varanda que rodeava a casa,não voltou.Preocupada,Raquel saiu á  procura.                                                                                                                        Ao andar pela referida varanda,quando ia contornando a casa,ela ouviu a voz delicada da filha que vinha do outro extremo ,dizer:                                                                                                                              - Você não fala? -  Não obtendo resposta,ainda insistiu: - Você está dodói?                                               Chegando perto,Raquel a chamou em baixo tom de voz:                                                                                  - Bruna,vem aqui,filha.                                                                                                                                                         Com muito esforço o avô,senhor Boleslau,virou-se para vê-la.Seus olhos expressivos se arregalaram quase incrédulos.                                                                                                                                              Bruna Maria,em sua inocência,perguntou á mãe:                                                                                                  -  Quem é ele ,mamãe?                                                                                                                                                         Raquel se aproximou um pouco mais,criando coragem,vencendo o temor,em meio á respiração alterada,pegou a mão da filha,e ficando junto da menina,diante do avô,que nem piscava ,ela respondeu:                                                                                                                                                              - Esse é seu bisavô,filhinha.O nome dele é Boleslau.                                                                                             Com iniciativa própria,a pequena Bruna largou  a mão da mãe, ajeitou o pezinho na roda da cadeira,que estava travada,esticou-se e beijou o rosto do bisavô com doçura,até ouvir o estalo. Fez-lhe um carinho com a pequena mãozinha e disse:                                                                                                  - Oi,bisavô.                                                                                                                                                                                 Lágrimas rolaram pela face enrugada de Boleslau,,e a menininha ainda disse:                                        - Não chora . -  Virando-se  para a mãe,ela perguntou: - Mamãe,por que ele está chorando?                Raquel não conteve os sentimentos,deixando que as lágrimas também corressem em seu rosto,falou:                                                                                                                                                                                           - É a emoção,filha. Há tempos não nos vemos.Tenho certeza de que é a saudade.                                  Sem pensar,Bruna Maria falou inocentemente:                                                                                                         - Então dá um beijo nele para matar a saudade,mamãe!                                                                                      Raquel não  resistiu e agora,chorando mais ainda,aproximou-se do velho avô e  beijando-lhe,ofereceu seu melhor abraço carinhoso. O homem chegava a soluçar de emoção,principalmente agora,lembrando de tê-la maltratado tanto após a violência que sofrera.                                                                                                                                                                                                  A neta, de joelhos ao seu lado,pegava a toalha que estava em seu colo e secava-lhe as lágrimas,dizendo:                                                                                                                                                                         - Não chora vô.Tudo já passou.São novos tempos e temos  uma nova vida,uma nova oportunidade.- Após uma pausa, ela disse: - Essa é minha filha,Bruna Maria . - Tentando esboçar um sorriso no rosto que se contraía pelo choro emotivo,ela falou: - Bruna não é linda? -Logo porém,avisou: - Meu marido,Alexandre,veio comigo.                                                                                                         Ao dizer isso, Raquel se surpreendeu ao ouvir:                                                                                                         - Estou aqui - disse o marido,se aproximando.                                                                                                         Com um joelho dobrado e o outro no chão,Alexandre ficou ao lado de Boleslau,pegou-lhe a mão e cumprimentou-o. O velho não podia falar, mas seus gestos,da face e seus olhos exibiam fortes emoções.Ele tentava sorrir em meio ao choro.                                                                                                      Dona Tereza a certa distância,os observava sem dizer nada,mas com um olhar de felicidade,vitória e orgulho.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Um motivo para viverOnde histórias criam vida. Descubra agora