Marcos recebera,depois de tanto tempo,uma carta de sua mãe.Dona Tereza dizia que lhe escrevera sempre esses anos todos,mas dele nada havia recebido.O filho logo entendeu que Alice deveria ter interceptado as correspondências.Lógico! Sempre que escrevia para sua mãe,por falta de tempo,ele pedia para a esposa colocar as cartas no correio e é claro que Alice não colocava.Marcos estava furioso com isso. A mãe pedia notícias de Raquel,dizendo que sempre sonhava com a filha e ficava aflita por não ter bons presságios.Marcos ficou chocado ao saber que seu pai e sua avó haviam falecido .Alice nem a isso respeitara.Como ela foi cruel. Elói,sempre companheiro,confortava o pai de maneira simples. - Não liga não ,pai. Daqui a uns dias você traz a avó para morar com a gente e acaba de vez com isso. - Tenho vontade de matar sua mãe. - Para quê,pai. Você é moço e vai arrumar outra mulher melhor. -Elói,você não sabe o que está falando. - Depois de rir,o pai perguntou: O que acha filho.Escrevo para sua avó dizendo que a tia Raquel se casou.Ou deixo que ela mesma diga quando voltar de viagem. Elói pensou,e animado,foi até o quarto buscar papel e caneta.
Dias depois,no interior do Rio Grande do Sul,dona Tereza emocionada lê a carta do filho,que em dado momento dizia: - " Mãe,a Raquel está muito bem.Como sempre,linda! Não se preocupe com ela,é que não vou adiantar porque quero que ela mesma lhe conte.Mas,asseguro,ela está bem.É que no momento viajou a passeio e não sabe que estou mantendo contato com a senhora." Dona Tereza não cabia em si.Ela se emocionara com o que lia. Seu sogro,homem sempre forte,ativo e severo,encontrava-se agora em uma cadeira de rodas e dependentes de muitos para tudo. Com ar arrogante e olhar vingativo,Tereza aproximou-se do velho e disse: - Boleslau,meu filho Marcos me escreveu. Lembra-te da Raquel.Aquela criatura pequena e franzina que tu espanastes de coro e colocastes para daqui. Marcos escreveu dizendo que minha Raquel está muito bem. Disse que ela linda! Uma barbaridade,chê! Veja,Boleslau,tudo o que tu fizestes de mal para minha filha voltastes para ti,que agora está aí nessa cadeira e nem pode,mas ouvir vai.Eu sei tu me entendes,velho. - Após andar de um lado para o outro,ela continuou: - Um dia,Boleslau,tu ainda verás entrando aqui,linda e maravilhosa,a minha Raquel. E aquele teu filho nojento ainda vai se necrosar todo! chê! Bah! Mas tu e aquele verme miserável do Ladislau,que também acabou com a minha vida,com meu sossego,ainda vão ser a minha Raquel vitoriosa,essa é a minha vingança para tudo o que sofri. O homem arregalava os olhos e ficava furioso,sem poder responder,pois a doença lhe impedia. Tereza continuou andando vagarosamente de um lado para o outro enquanto,com olhar exibindo orgulho e satisfação em poder maltratar o sogro,dizia: - Boleslau,observe como esse mundo dá voltas! Tu já pensaste que a Raquel é a herdeira dessa fazenda junto com os irmãos.A mulher do Ladislau ficou louca e é insana desde que suas filhas morreram no acidente. O infeliz do Ladislau já perdeu um perna e metade da outra e ainda vai sofrer muito antes de morrer. Então,Raquel e os irmãos são os futuros donos de tudo isso aqui! Chê! Quero ainda ver aquele infeliz numa cama e mexendo só com os olhos,igual a ti,que precisa que nem um verme para te virar. Sem piedade,após torturar o sogro com as palavras mais cruéis que conseguiu pronunciar,Tereza virou as costas,deixando o sogro a resmungando tentando se comunicar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um motivo para viver
Tâm linhRaquel nasceu em uma fazenda,numa pequena cidade do Rio Grande do Sul.Morava com o pai,a mãe,três irmãos e o avô,um rude e autoritário imigrante clandestino da antiga Polônia russa. Na mesma fazenda,mas em outra casa,residia seu tio Ladislau,com a m...