133

3.2K 227 23
                                    

Narração:

Alguns dias se passaram depois das brigas, das reconciliações...e enfim, a família Neves se reuniu novamente pra uma data dolorida, porém agora vingada e cicatrizada: noite de Natal, véspera dos 24 anos do massacre da Rocinha.

Todos tinham seus corações doloridos pela lembrança triste que uma data tão especial para a maioria das pessoas, mas que os lembra do episódio mais cruél de suas vidas.

Mas, por outro lado, tinham o alívio de agora terem conseguido se juntarem novamente e passar por essa data juntos depois de terem feito justiça aos que infelizmente se foram, pela ganância, pela mágoa e pela falta de amor.

Todos sabiam que, de algum lugar, de algum jeito, estavam todos juntos em pensamento e em alma.

Lya arrumou a mesa com Alê, enquanto Carol e Ana terminavam de preparar as comidas. O restante foi terminar de decorar tudo, inclusive uma árvore de Natal que o VT apareceu do nada com ela na sala e obrigou todos a montar e enfeitar.
.

.

Minutos depois...

Lya: Eu queria um pouco da atenção de todos...- fala sorrindo de lado com uma taça na mão e todos a olham.- Bom...todos sabemos o significado que esse dia tem pro resto do mundo: o nascimento de Cristo. Mas pros Neves, essa data significa não só o nascimento de Jesus, mas também o final e o início de um novo ciclo nas vidas de todos nós.- olha pra todos.- Uns, acabaram um aqui na terra, e iniciaram outro em outro plano, em algo muito maior do que isso tudo.- olha um pouco pra cima com um sorriso de canto.- Eles morreram pra esse mundo, e renasceram em outro. É nisso que a gente deve pensar sempre que lembrar daquele dia...- suspira um pouco triste.- A Thay, o Rei, o Popó, o Lucas...- Alê abraça Ana e Cobra às tras pro seu peito com semblante sério.- E o casal mais lindo e apaixonado que eu já vi: Yuri e Luára...minha estrelinha...- acaba fraquejando a voz com seus olhos marejando e todos também não conseguem segurar as lágrimas, incluindo o Gab que é apertado em um abraço por Carol.- Ah...- limpa as finas gotas que insistem em tentar descer e continua.- Todos eles traçaram um caminho lindo, espalharam amor e risadas por onde puderam e, principalmente, nos deram a oportunidade de estarmos aqui! Do Gab, da Ana e de todos que vieram depois, de estarem aqui hoje compondo essa família linda que a gente tem.- sorri.- A mais de vinte anos, essa data foi uma data de muita raiva, tristeza e dor pra mim, pro Vitor, pro Cobra...e com certeza, ainda mais pra Alê, que foi quem teve que conviver todos os dias com essa dor em silêncio e com o causador dela.- olha pra Alê que acente limpando as lágrimas.- Não teve um dia da minha vida que eu não chorei pensando em como vocês deviam estar, no tempo que nós perdemos afastados e, principalmente, pensando em cada detalhe do plano que finalmente ia libertar todos nós dessa culpa que me atormenta até hoje...- suspira fechando os olhos.- Tiveram dias que o peso era tão grande, que eu queria voltar no tempo pra não ter me escondido atrás daquela escada...- cai no choro e VT, que tava atrás dela, a abraça.- Mas hoje eu entendo que...se eu tivesse ido com eles, talvez essa tragédia ficasse impune, e isso doeria muito mais do que a saudade.- nega enxugando as lágrimas.- Cada um deles, cada momento, cada dia que eles passaram entre nós não foi em vão, e enquanto eu viver, eles jamais serão esquecidos.- nega firme e todos acentem.

Ela sorri respirando fundo e arrumando os cabelos novamente.

Lya: Bom, Eu só queria dizer que, no dia de hoje, não choremos ou nos lamentemos pela morte, mas nos alegremos pela vida! Por estarmos vivos e juntos hoje aqui.- sorriram todos acentindo.- Há vinte e quatro anos atrás, a família Neves se reuniu nessa mesma sala, comeu essas mesmas comidas, pela ultima vez...- suspira.- Nós não sabíamos oq tava prestes a acontecer, nós apenas sentamos, comemos, olhamos fotos antigas e rimos. A noite mais perfeita, o final perfeito pra uma família tão especial quanto a nossa. E eu hoje, tô podendo presenciar quase a mesma cena, quase consigo ouvir as vozes deles, sentir o cheiro da comida da Thay...mas hoje sinto que não é um fim, e sim um início! O início do resto das nossas vidas...- sorri com lagrimas nos olhos e levanta sua taça junto com todos que também sorriem.

Alê: Um brinde a vida, um brinde a um novo começo e, principalmente, um brinde aos Neves, a essa família que depois de tanta tragédia, ainda conseguiu sorrir e se reunir novamente.- fala sorrindo e todos brindam felizes.

Aconteceu na Rocinha...Onde histórias criam vida. Descubra agora