Capítulo 4

994 110 14
                                    

Após se lavar, preparar e degustar os cookies e o chocolate quente, Tania se apressou até a sala de estar do segundo andar, onde ficava o piano, e Gilbert a seguiu.

Os dois se sentaram e o Blythe mostrou a ela algumas partituras e tocou algumas notas, para ajudá-la a escolher o que aprenderia naquele dia. Quando a Stacy escolheu, ela lhe pediu que tocasse antes, para que pudesse se inspirar; na verdade ela só gostava de vê-lo tocar; gostava do jeito que os dedos se moviam ágeis pelas teclas, como se ele não tivesse que pensar e a música simplesmente fluísse de sua mente para suas mãos como magia.

Quando ele terminou a música, Tania já estava quase babando, coisa da qual ela não se orgulhava nem um pouco.

Então foi a vez da garota. Ela tocou devagar, apertando a tecla errada aqui e ali, mas Gilbert não pôde deixar de ficar orgulhoso do progresso da amiga.

—————————————————————————————————————————————————--

Depois de várias horas praticando e rindo de.. bem, basicamente rindo do vento, Tania achou que era melhor ir embora.

- Tem certeza de que está bem em ir pra casa? Porque você pode passar a noite aqui, sem problemas.

- Sabe Blythe, as vezes eu acho que você é obcecado por mim, e em momentos como esse minha suspeita é confirmada - provocou, rindo. Gilbert não negou.

- Vai ficar ou não?

- Acho melhor não, os Cuthbert's estão para me proibir de vir para a sua casa de tanto tempo que eu passo aqui - riu.

- O que? Loucura!

- Gilbert, se eu passasse um minuto a mais por semana, moraria com você.

- Está exagerando.

- Quando foi a última vez que eu passei a tarde em Greengables? Tirando ontem, é claro.

- Bem.. foi... hm.. ah, eu não sei! Mas você nem sempre fica aqui; semana passada, por exemplo, ficou muito mais na casa do Cole - exclamou emburrado.

- Porque eu estava trabalhando em uma tela - argumentou.

- E não pode trabalhar na tela aqui?

- Ele tem todo o material e um cômodo reservados especialmente para arte. Além disso, eu não te devo explicações!

- Eu nunca disse que deve.

Silêncio constrangedor.

- Vai ficar ou não? - ele repetiu.

- Não - ela respirou fundo, deu-lhe um curto abraço e foi logo embora, se despedindo em velocidade recorde do sr. Blythe.

- Isso foi estranho - murmurou para si mesma. Ela e Gilbert nunca haviam brigado. Não que aquilo tivesse sido uma briga. Não que importasse se eles brigavam ou não. Não era como se fossem um casal ou coisa do tipo.

Depois de alguns minutos, Tania chegou em casa. Mathew, na entrada, perguntou-lhe como havia sido seu dia, e ela respondeu que fora ótimo, entrando logo em seguida. Na cozinha, encontrou Marilla, que a olhava com leve ressentimento.

- Você chegou tarde hoje - advertiu.

- Eu estava com Gilbert.

- Não me avisou que ia para a casa dele.

- Foi uma decisão de última hora - disse aquilo já pegando as cenouras e começando a cortá-las.

As duas fizeram o jantar em um silêncio desconfortável. Muito desconfortável. Mas Tania não diria uma única palavra de desculpas, considerando que era Marilla quem a tinha magoado, e não o contrário.

A Stacy ficou surpresa ao ver Anne ainda ali, mas Marilla mandou que não fizesse perguntas.

A refeição foi quieta. Nem a Shirley estava falando muito, perdida em pensamentos.

A ruiva e a grisalha subiram primeiro. Mathew então perguntou novamente sobre o dia da morena, e dessa vez ela respondeu de maneira mais elaborada, contando, inclusive, sobre a não-briga com Gilbert.

- Um bom garoto, o Blythe. Ele.. - limpou a garganta, embaraçado - ele está te cortejando? - Tania quase cuspiu a água que estava bebendo.

- O quê? Não! É claro que não. De onde tirou isso? - estava realmente indignada.

- Lugar nenhum. Esqueça - mesmo sem ter terminado de comer, a Stacy se levantou, lavou o próprio prato e subiu, encontrando Anne deitada na cama que havia sido adicionada ali para ela, no quarto já escuro. A morena colocou seu pijama, desfez o rabo-de-cavalo em que o cabelo estava preso e deitou-se, dormindo logo em seguida.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Hora de acord.. Anne? Anne! ANNE! - Tania acordou com este grito de Marilla, caindo da cama e se levantando rapidamente.

- O que foi? - perguntou seguindo, às pressas, a mais velha, que descia as escadas correndo mais rápido do que seria justo com as próprias pernas.

- Ela foi embora!

- Embora? - questionou Mathew.

- Vou checar a prataria - exclamou, abrindo uma gaveta próxima e suspirando de alívio, o qual aumentou ainda mais ao ouvir o grito de Anne.

- Ovos! - os três correram para a porta, encontrando a ruivinha amarrotada e com uma cesta em mãos - Uma tarefa já foi feita. E eu já conheci todas as galinhas, então não precisa me apresentar - falou sorridente - eu acordei antes do sol nascer, estava animada demais para provar a vocês que devo ficar! É tão fácil amar Greengables, não é? - a Stacy sorriu. Realmente era fácil amar Greengables.

- Vou pôr as vacas para pastar - Mathew disse, se esforçando para conter um leve sorriso.

- O café já ficará pronto - sua irmã respondeu calmamente, como se não tivesse acabado de indiretamente chamar Anne de ladra.

- Posso levar estas flores para o meu quarto? - a Shirley perguntou esperançosa, estendendo um buquê de margaridas.

- Não! - Marilla respondeu ríspida, tomando as flores das mãos da mais nova - Não deixe seu quarto ou sua pessoa - Anne havia decorado seu chapéu - infestada de flores.

- Deveria deixá-las em seu habitat, por sinal - Tania advertiu, com pena das pobres fadas que poderiam, ou não, morar nas flores.

- É, eu pensei nisso; talvez - talvez? - não seja justo colhê-las e encurtar suas vidas, eu não ia querer que me arrancassem se eu fosse uma flor - exatamente! Ela suspirou, contente - não seria adorável ser uma flor?

- Ontem você queria ser uma gaivota - a mais velha estranhou, entrando em casa e fechando a porta.

...

Na escola, Tania chegou atrasada, não tendo tempo nem mesmo de dar bom dia aos seus amigos. Isto não impediu Cole de conversar com ela; ele arrancou uma folha de seu caderno de desenhos, rabiscou alguma coisa e entregou à amiga o mais discretamente que pôde.

Oi

Oi

A Stacy lhe devolveu o papel.

Por que não veio ontem?

Gilbert me sujou de lama e não pude vir

Aiai, vocês dois

Está insinuando alguma coisa?

Depende, você acha que estou?

Ela franziu a testa para o loiro, amassando o papel e voltando à sua tarefa antes que o professor a repreendesse.

...

Foi para casa naquele dia depois da aula, pois Marilla havia deixado-a de castigo pelo dia anterior.

Ao chegar, Mathew lhe contou que Anne tinha perdido seu temperamento com a sra. Lynde e gritado com ela, e agora não poderia sair do quarto até que se desculpasse com a vizinha. Os dois secretamente desejavam ter presenciado Rachel sendo humilhada.

The Fairy Queen - AwaeOnde histórias criam vida. Descubra agora