Quando Anne pisou no chão da escola, Diana correu até ela, e Tania, sabendo que a amiga estava em boas mãos, sentou-se em seu lugar. Ela abriu o caderno onde, na noite anterior, havia iniciado a escrita de uma história, a qual esperava que viesse a ser um livro.
Pouco tempo depois, Diana chamou as outras meninas para apresentar Anne a elas, e, como aquilo foi bem ao lado de onde a Stacy estava sentada, acabou ouvindo um pouco da conversa.
- É um prazer excepcional conhecer vocês, e eu farei o máximo para provar que sou digna de sua amizade - as garotas olharam para a ruiva interrogativamente, e Diana explicou:
- Anne adora ler, ela conhece muitas palavras difíceis.
- E usa todas em cada frase? - Josie Pie perguntou, dando uma risadinha inocente que fez Tania ter vontade de arrancar os próprios ouvidos.
- Se usa, tenho certeza de que você não entende muita coisa - a morena se intrometeu; a loira olhou para ela como se fosse mesmo arrancar suas orelhas, e a Stacy teve que segurar a risada.
- Eu também gosto de ler - Tillie disse, tentando cortar o clima tenso.
- Não gosta, não - Ruby desmentiu.
- É, não gosto, não - admitiu.
Nessa hora, a escritora percebeu que aquela conversa só iria por água abaixo e foi para outro lugar.
***************************************************
Em Greengables, a senhora Andrews e uma amiga foram oferecer a Marilla, novamente, assim como anos atrás depois de Tania chegar, um convite para participar das mães progressivas, e dessa vez ela aceitou.
***************************************************
Alguns minutos depois, a aula começou. O professor Philips dizia uma palavra, e os alunos tinham que escrever; sendo Anne e Tania leitoras ávidas, elas não tiveram nenhuma dificuldade, ao contrário de certos alunos, como, por exemplo, Moody Spurgeon, que acabou errando a palavra quando foi sua vez de ir ao quadro negro. Anne, com seu coração bom e falta de noção, levantou-se para corrigi-lo.
- Moody - chamou - decepção tem o "p" mudo, e você colocou um i.
- Sim, o "p" é mudo, assim como você deveria ser - sr. Philips zombou da garota - você é a órfã, não é?
- Sou Anne Shirley Cuthbert e, por favor, pronuncie o Anne com "e".
- Eu mandei você falar?
- O senhor me fez uma pergunta.
- Eu. mandei. você. falar?
- N-não.
- Então sente-se.
Tania, tendo que fazer o máximo de esforço possível para não falar o que estava em sua mente, acabou escrevendo o pensamento.
Quando o Philips entender que humilhar criancinhas pra se sentir melhor com a própria vidinha miserável não faz ele superior a nós em nenhuma maneira, a cabecinha dele explode.
Passou o papel para Cole, que lhe respondeu com um bilhete implorando que ela dissesse aquilo ao professor, o que a jovem negou terminantemente.
...
No almoço, Anne, achando que as meninas não queriam a companhia dela, sentou-se com Tania e Cole, mas mal tiveram tempo de conversar antes de Diana e Josie a chamarem para sentar no "cantinho das meninas tirando a Tania" (é, realmente não gostavam dela), deixando-a sozinha com o Mackenzie, o que estava longe de ser um problema.
Não demorou muito para uma comoção acontecer. Todas as meninas, tirando Diana, se levantaram e saíram de perto de Anne, olhando para ela com cara de nojo, o que fez a Stacy querer jogar uvas em todas, coisa que só não fez porque não gostava de desperdiçar comida. Menos de 10 segundos depois, a Barry também foi embora, deixando a ruiva sozinha e desolada.
-...Se importa? - Tania perguntou, indicando Anne com a cabeça.
- Claro que não - Cole respondeu, já pegando sua pena e caderno e se escorando na parede.
A morena não perdeu tempo antes de agarrar sua lancheira e correr até a amiga, com a qual passou o resto do recreio, dando tudo de si para fazê-la rir.
...
- Vem Anne - Diana chamou na chamou na hora da saída - podemos ir juntas parte do caminho - a ruiva nem precisou perguntar antes de Tania assentir.
- Te encontro em Greengables?
- Claro.
...
Chegando em casa, a Stacy foi para o celeiro dar um oi para Jerry e Mathew e acabou ficando por lá, onde foi cumprimentada por Anne alguns minutos depois, não demorando muito para fazer o mesmo que a ruiva e ir para dentro de casa, saudando rapidamente Marilla e a senhora Lynde antes de subir para o quarto que dividia com a Shirley, onde encontrou a mesma deitada em sua cama olhando para cima.
Tania deitou-se ao lado dela e, encarando o teto branco e vazio, fazendo carinho na gatinha preta que ronronava em seu colo (Anne já sabia que ela tinha Alya), pensou em algo incrível.
- E se eu pintasse esse teto pra fazer ele parecer o céu?
- Essa é a ideia mais genial que eu já ouvi!
- Não é pra tanto - a morena deu risada.
Depois de alguns segundos de silêncio, Anne se levantou e pegou sua lousa e um giz.
- O que está fazendo? Hoje não tem dever de casa - se levantou também, fazendo Alya pular de seu colo.
- Preciso aprender divisão longa!
- É mais fácil do que parece - pegou o giz e escreveu algumas divisões simples no canto do mini-quadro-negro que a ruiva segurava - você só precisa - organizou a primeira divisão - fazer multiplicação ao contrário - entregou o giz para a amiga e pôs-se a explicar-lhe divisão.
...
Na manhã seguinte, depois de tomar café, as duas jovens saíram para escola, não antes de pararem para conversar com Belle e Meia-Noite, claro.
- Você sempre vai ser minha amiga, não é Belle? - Tania ouviu Anne perguntar.
- Pode apostar. Eu fico lisonjeada! - Jerry zombou e a Stacy segurou a risada.
- Não deveria bisbilhotar - ruivinha brigou.
- Bis-o-que? - a Shirley revirou os olhos e saiu.
- Bisbilhotar - a morena explicou para o confuso francês - significa ficar curioso e por isso se intrometer em algo que não lhe diz respeito, que não é da sua conta. O equivalente em francês seria.. - pensou um pouco - espionner, eu acho - e foi se embora.
Encontrou Anne já a mais de meio caminho da escola, sendo atormentada por Billy Andrews.
- Você é uma cadela - xingou. Tania fechou as mãos em punho - uma cadelinha malvada! - ela teria metido um soco no garoto, se Gilbert não tivesse aparecido do além e resolvido a situação de maneira mais civilizada.
- Ei, Billy! - o loiro se virou para ele - está tudo bem?
- Oi Gilbert - Andrews cumprimentou de má vontade.
- É bom estar de volta - o moreno disse, olhando para Tania, que fazia um esforço enorme para deixá-lo terminar de pisar em Billy com palavras antes de abraçá-lo.
- É, sim, bem vindo - estava perceptivelmente amedrontado.
- Bom te ver, amigo - deu ênfase na última palavra, deixando claro que era profundamente falsa - vocês estão fazendo algum tipo de jogo aqui? - questionou, finalmente pousando os olhos em Anne - Parece divertido, mas é melhor irmos pra escola, não? - não era uma pergunta - Não devemos nos atrasar, o senhor Philips não gostaria nada disso.
- É, eu já estava a caminho - Billy respondeu - a gente se vê lá - falou para a ruiva, em tom de ameaça, e saiu de perto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Fairy Queen - Awae
FanfictionTania ~ nome de origem russa que significa rainha das fadas. "Suponho que adoro minhas cicatrizes, porque elas permaneceram comigo por mais tempo do que a maioria das pessoas" - Nikita Gill Oc x Gilbert Blythe Fanfic baseada na série Anne with an e