Capítulo 35

579 66 16
                                    

Então, no dia seguinte, enquanto Tania estava na escola e Rachel Lynde tomava conta de Mathew em Greengables, Marilla e Anne foram até o banco, juntas.

A aula passou como um borrão, devido ao nervosismo, e no momento que chegou em casa a Stacy foi correndo para o próprio quarto, encontrando ali a Shirley, com uma cara nada boa.

- E então?

- Mathew é o ativo em que o dinheiro foi investido - disse, como se aquilo explicasse tudo.

- Sei disso, portanto, como ele está acamado, o banco estendeu nosso prazo, certo? - Ruivinha sacudiu a cabeça em negativa.

- Já que o ativo está incapacitado, temos que devolver o dinheiro em um mês.

- Um mês? - alarmou-se.

- Ou perdemos Greengables - disse Anne com a voz trêmula.

- Teremos de vender todo objeto de valor que há na fazenda, e talvez nem isso seja o suficiente. Cinco mil dólares em um mês!

- A senhora Lynde sugeriu que pedíssemos ajuda aos vizinhos, mas Marilla disse qu-

- Cuthbert's não aceitam caridade - interrompeu, suspirando - é quase um lema.

- Será que não poderíamos abrir mão dele para salvar nossa amada Greengables?

- Duvido muito. Marilla é uma pessoa orgulhosa, Anne, dobrá-la é quase tão difícil quanto aprender a fazer um fouette.

- Um o quê?

- É um passo de ballet, levei anos para dominá-lo.

- Você dança ballet?

- Dancei dos 3 aos 10 anos, antes de vir pra cá.

- Por que parou?

- As sapatilhas ficaram pequenas. E Marilla não acha muito produtivo.

- Tinham aulas de ballet no orfanato? Eu não me lembro disso. Ou foi no que você morava antes de ser transferida?

- Eu praticava sozinha. Nunca me viu? A irmã Claudette vivia me dando bronca por dançar no telhado - riu.

-Então era você? Sempre admirei a garota que dançava no telhado de noite, podia vê-la pela janela, imaginava que fosse uma fada, ou talvez um anjo - Tania sorriu - não minha amiga que me dava livros escondida pela manhã!

- Sou cheia de surpresas - brincou, torcendo para uma das surpresas ser descobrir magicamente como arranjar 5000 dólares em um mês - vou lá embaixo conversar com Marilla - Anne assentiu, e ela saiu do quarto, encontrando a Cuthbert mais velha na cozinha, juntando ali todas as coisas de valor que encontrava pela casa - mãe? - chamou; a mulher parou instantaneamente o que estava fazendo.

- Sim, querida?

- Podemos usar o fundo da faculdade. Pra pagar o banco.

- De jeito nenhum.

- De que outra maneira vamos conseguir 5000 dólares em um mês?

- Vamos dar um jeito. Você não vai abrir mão da sua educação superior pela fazenda, eu não vou permitir - lançou um olhar cortante para a jovem - esta é minha palavra final.

Conformada, e talvez um pouquinho aliviada, Tania pôs-se a procurar coisas de valor que pudessem vender.

...

Horas depois, no fim da tarde, as três mulheres de Greengables ainda juntavam e anotavam tudo que pudessem vender. Diversos vestidos, as sapatilhas de balé e algumas roupas de elevado valor dos pais de Tania estavam empilhados em um canto.

- Quando você vê tudo junto assim parece um belo tesouro - disse Anne.

- São só objetos - suspirou Marilla - Mathew disse que a loja de penhores de Charlottetown compra de tudo. Espero que ele esteja certo.

- Estou ansiosa para rever a senhorita Josephine e pernoitar no quarto de hóspedes - disse a Shirley, fazendo a morena sorrir - Diana disse que a mansão dela é tão elegante - deliciou-se com a palavra - ah, Marilla, eu queria ter alguma coisa de valor para ajudar - então notou os vestidos da Stacy, e saiu correndo escada acima, voltando em alguns segundos com seu primeiríssimo vestido de mangas bufantes em mãos. Tania ainda não tinha terminado o vestido que estava fazendo, na verdade havia esquecido totalmente do projeto. Anne estendeu o vestido turquesa - podemos vender para alguma loja em Charlottetown.

- Ah, Anne, você não precis-

- Este é um esforço familiar - disse decidida, sorrindo.

- Meninas - a mulher chamou - venham aqui - a ruiva colocou o vestido em cima da mesa e elas se sentaram uma de cada lado dela - o Mathew está - hesitou - eu não posso deixá-lo aqui, preciso ficar em casa..

- Iremos sozinhas - garantiram - eu consigo, sou uma viajante veterana e estaremos de volta antes que você perceba - Ruivinha completou.

- Jerry irá com vocês - Tania sorriu minimamente, enquanto o sorriso de Anne caiu.

- O quê? Não, não, não, ficaremos bem sozinhas, não precisamos de mais companhia.

- Não é companhia, é segurança e apoio.

- Mas essa poderia ser a minha grande jornada heroica - ela soava como se a companhia de Jerry fosse o fim do mundo.

- Não irão sozinhas e ponto final. Jerry irá leiloar o cavalo e descontar seu último salário da venda.

- Mas eu não preci-

- Não quero ouvir mais uma palavra de protesto.

Apesar de conformada, a Shirley definitivamente não estava feliz, de maneira que deixou seus pensamentos flutuarem para outras coisas.

De repente, ruivinha teve um sobressalto.

Espere um minuto!

- Tania! Acabei de ter a melhor ideia de toda a minha existência!

- Pois diga logo, Anne!

- O teatro de Charlottetown está contratando bailarinas para as noites de Sexta-feira e Sábado! Vi o anúncio a caminho do banco! Oh Tania, não seria incrível se você se apresentasse num teatro, e ainda por cima ganhasse dinheiro para ajudar a pagar o banco?

Marilla soltou uma exclamação.

- Céus, Anne, você é maravilhosa! Mas não danço a anos, como vou passar na audição?

- Iremos hoje mesmo para Carmody lhe comprar sapatilhas, tenho guardados alguns dólares que consegui fazendo serviços para uma família que se mudou pra perto do orfanato no ano retrasado. Você ensaiará pela manhã toda e fará a audição amanhã mesmo! Tenho certeza que vai passar, lembro-me de como é incrível. Também estou certa de que Josephine Barry não se incomodará de hospedá-la durante as noites de Sexta e os dias de Sábado. Só precisamos de dinheiro para as passagens de trem.. - bateu de levinho o punho na própria testa, como se aquilo fosse lhe dar ideias.

- Posso pegar um pouco do fundo da faculdade.

- Fundo da faculdade?

- Sei desde pequena que quero me formar em artes na Redmond College; meus pais começaram a guardar dinheiro quando eu tinha 4 anos, e os Cuthbert tem ajudado um pouco nos últimos anos; Marilla me proibiu estritamente de usar o dinheiro para pagar o banco - olhou de relance para a mais velha - mas posso gastar um pouquinho com passagens de trem. Já tenho uma coreografia em mente para a audição - comentou, relembrando o passo a passo da primeira e única coreografia que havia apresentado no conservatório de Paris, 'O cisne negro', do lago dos cisnes.

The Fairy Queen - AwaeOnde histórias criam vida. Descubra agora