Capítulo 39

539 76 8
                                    

Tania começou a aprender a coreografia que apresentaria às dez horas da manhã e, no intervalo ao meio dia, já tinha os passos memorizados.

Depois de almoçar com Anne e Jerry, à uma da tarde ela já estava de volta ao teatro, ensaiando, e assim continuou pelas horas seguintes, antes de voltar para Greengables, já ansiosa para a próxima Sexta-feira, quando iria a Charlottetown logo depois da escola e passaria a tarde inteira ensaiando, para apresentar-se pela noite.

- Chegamos!

Anne, animadíssima, entrou no quarto onde Mathew estava, encontrando ele e Marilla com os rostos discretamente chorosos que, ao contrário dela, Tania percebeu.

- Ah, não sabe como é bom vê-lo novamente, Mathew! - o abraçou - Está se sentindo melhor?

- Estou, estou - sorriu, um sorriso que a Stacy percebeu ser falso.

As vezes ela odiava ser tão observadora.

...

Tania optou por não fazer perguntas.

Mais tarde, quando as meninas e Marilla estavam calculando o dinheiro que haviam ganhado, Anne abriu seu livro e encontrou ali 500 dólares, junto da frase: Amor não é caridade - JB.

E sua irmã encontrou o mesmo na própria cópia.

- Isto é da Josephine Barry - ruivinha entregou a notas para Marilla, que as empurrou de volta para ela.

- Devolva. Não aceito caridade.

- Mas amor não é caridade - a Shirley insistiu.

- Não aceitarei!

- Posso perguntar por quê? - Tania se intrometeu, determinada a convencer a mulher. Com aquele dinheiro somado ao que ganharia no teatro e o que Anne havia conseguido na loja de penhores, elas quitariam a dívida.

- Não quero pena. Não quero que pensem que não conseguimos sobreviver sozinhos.

- Neste momento não conseguimos - rebateu simplesmente.

- E eu certamente daria todo o meu suor e o meu último dólar para ajudar um amigo - Anne acrescentou - e sei que esse amigo se sentiria grato e amado acima de tudo. E eu me sinto, me sinto muito grata por ter uma amiga tão querida quanto a senhorita Barry.

- As vezes é preciso deixar as pessoas amarem você, Marilla - cada uma pegou uma das mãos da mulher.

- Vocês tem razão - suspirou ela.

¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨

E então, em um piscar de olhos, já era Natal.

Tania, infelizmente, não estaria em Avonlea, e sim em Charlottetown realizando a oitava apresentação e recebendo seu pagamento pelo primeiro mês de trabalho, completando de uma vez por todas os 5000 dólares.

Enquanto isso, em Greengables, Marilla contava a Anne e Mathew que haviam conseguido todo o dinheiro e que, para conseguirem se manter, eles estariam aceitando pensionistas; tudo ficaria bem no final das contas.

Neste momento, ouviram um barulho vindo de fora e, ao abrir a porta, encontraram as crianças da escola de Avonlea cantando a música que tanto haviam ensaiado no último mês.

...

Na noite seguinte, enquanto jantavam com um dos pensionistas, Mathew, Anne e Marilla ouviram vozes à porta e, na esperança de ser Tania, Anne foi correndo abrir, encontrando não só a amiga, como o senhor Nate, que discutiam acaloradamente.

The Fairy Queen - AwaeOnde histórias criam vida. Descubra agora