O quarto estava vazio, então os outros provavelmente já haviam ido almoçar. Sem fazer barulho, as irmãs Cuthbert foram até cozinha.
Ninguém disse nada, mas Gilbert e Cole haviam separado cadeiras para as duas, que se sentaram.
- Beth - Percy quebrou o silêncio. Bert trincou as mandíbula; aquela porcaria de apelido.. - perdoe-me se eu estiver sendo indecoroso, mas, o que é isso no seu cabelo?
- Estou descolorindo - respondeu simplesmente, se servindo de frango empanado - decidi pintá-lo.
- Ah, que maravilha! - bradou Amy, que passava os olhos pelos jovens, tentando descobrir o problema - Qual cor?
- Azul e roxo - deu uma mordida nada cortês no frango, e Diana tossiu para encobrir uma risada.
"Abaixo a elegância, abaixo a elegância..."
- Vai ficar deslumbrante - sorriu, constrangida.
- Obrigada, tia Amy - devolveu o sorriso.
Passaram mais alguns minutos comendo em silêncio.
- Não me lembro da última vez que vi qualquer dupla entre vocês seis quieta por mais de vinte segundos. O que está acontecendo? - perguntou Perseu, vencido pela curiosidade.
- Culpa sua - disse Ruby no mesmo instante.
- Minha consagrada - ele encostou as pontas dos dedos - como foi culpa minha se eu nem estava no cômodo?
- Meu consagrado - ela repetiu seu ato - se você não tivesse tentado beijar a Nia, a discussão não teria começado.
- Não jogue a culpa nele - exclamou a Stacy.
- Mas foi culpa dele!
- Na verdade eu acho que foi culpa sua - falou Diana.
- Foi a Tania que disse que eu estav-
- Porque você estava mesmo!
Alguns segundos de silêncio.
- Olha, que eu me lembre foi o Gilbert que-
- Por causa daquele seu joguinho!
- Vocês gostaram do jogo!
- Crianças, crianças - Amy ficou de pé - acalmem os ânimos, meu Deus - passou os olhos por cada um deles - seja lá o que aconteceu, vocês conseguem resolver de maneira civilizada.
- Olha quem fala - murmurou Ruby. Perseu e Tania arregalaram os olhos para ela. Gilbert levou alguns segundos a mais do que eles para entender.
Sem mais uma palavra e com os olhos cheios d'água, a senhorita Rose se ausentou da mesa.
- Ruby...
- Cala a boca, Perseu! - se levantou bruscamente, derrubando a cadeira no chão, e correu até o próprio quarto. Diana comeu uma garfada de arroz.
Nos longos momentos de quietude que se seguiram, eles puderam ouvir o choro dolorido das mulheres Gilles.
- É melhor você ver como a sua mãe está, Percy - Nia disse baixinho, cutucando a comida com o garfo.
O garoto se levantou, colocou o próprio prato, o da mãe e o da irmã na pia, e foi até o quarto de Amy.
Anne mordeu o lábio.
- Acho que você deveria se resolver com a Ruby. De verdade dessa vez.
- É - mas não se mexeu. Como?
- ..Fadinha - Gilbert se virou para ela, pegando suas mãos. A Stacy ergueu os olhos e ele respirou fundo - desculpe. Fui ciumento e mesquinho, e peço seu perdão - ela sorriu de levinho. Com toda a bagunça que estava ocorrendo, ele pensara em se desculpar.
- É seu - respondeu, e beijou a testa dele. Suspirou - vou falar com a Ruby - seguiu a passos controlados até o quarto da loira.
Após bater na porta e não receber resposta, a abriu.
- O que você está fazendo aqui?
- Venho em paz - ergueu as mãos acima da cabeça, caminhando devagar até ela, que estava encolhida em um canto - posso me sentar?
- Não é como se meus sentimentos fossem te impedir - Tania engoliu em seco. Se ajoelhou em frente à amiga.
- Me desculpe - disse sem rodeios - me desculpe por mentir para você sobre o Gilbert e por provocá-la a respeito dele.
- E?
- E por ameaçar contar aos outros sobre o seu pai.
- E? - pressionou.
- E..?
- Por ficar com o menino de quem eu gosto, Nia!
- Não vou me desculpar por isso - exclamou, franzindo as sobrancelhas.
- Então você é uma amiga ruim.
- Ruby - Tania estava genuinamente impressionada - você não conhecia o Gilbert, apenas achava ele bonito; nunca tinha sequer conversado com ele por mais de cinco minutos antes de Sexta-feira.
- Eu sonhava em me casar com ele - rebateu.
- Era uma paixãozinha besta de infância, Ruby!
- Não quero que fique com ele! Não consigo fingir que não me importo, está bem?
- Então você é a amiga ruim - disse, com lágrimas nos olhos, e se levantou para sair do quarto. Parou à porta e olhou para trás - você realmente se importa mais com um garoto do que com a nossa amizade?
- Você se importa? - devolveu. Tania desviou o olhar, fungou e saiu, limpando as lágrimas das bochechas.
Na cozinha, seus amigos conversavam. A tensão parecia ter se dissipado consideravelmente.
- Eu quero ir embora - disse diretamente para Bert, e todos olharam para ela.
- Nia, o que aconteceu? - perguntou Cole.
- Eu quero ir embora - repetiu, sem desviar os olhos do Blythe - me leva pra casa?
- Claro, claro Amor - se levantou, indo até ela às pressas - você está bem?
- Eu quero ir embora - pediu pela terceira vez, começando a falhar em segurar o choro alto que lhe subia pela garganta - por favor.
- Tudo bem, nós vamos - colocou o cabelo dela atrás das orelhas - Anne, pega uma água, por gentileza? - pediu à ruiva, que se levantou prontamente.
- Eu quero ir embora, Gilbert, por favor - insistiu entre soluços.
- Nós já vamos, querida, eu juro - a guiou até uma cadeira, onde ela se recusou a sentar - meu anjo, respira.
- Estou respirando. Está tudo bem. Só preciso sair daqui.
- Nia, bebe água - Nan lhe ofereceu o copo. Ela não o pegou.
- Não preciso de água, está tudo bem, eu só quero ir pra casa.
- Tania - Cole, empurrando a Shirley suavemente para o lado, alcançou a amiga - Tania, fala comigo.
- Estou b-
- Não está nada bem - cortou - me conta o que está acontecendo - quando Cole Mackenzie era incisivo daquela maneira, era difícil desobedecer.
- E-eu - soluçou. Ele colocou as mãos ao lado dos olhos dela, tampando sua visão periférica - só - engoliu em seco - não quero q-que ninguém me veja.. - por mais baixo que falasse, sabia que Anne e Diana podiam ouvi-la.
- Chorando? - ele completou. Ela assentiu, tampando o rosto com as mãos. Cole a abraçou, e ela não conseguiu mais segurar arquejos altos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Fairy Queen - Awae
FanfictionTania ~ nome de origem russa que significa rainha das fadas. "Suponho que adoro minhas cicatrizes, porque elas permaneceram comigo por mais tempo do que a maioria das pessoas" - Nikita Gill Oc x Gilbert Blythe Fanfic baseada na série Anne with an e