**Nota do Autor**
1485 palavras
Esta obra é uma fanfic criada a partir do universo da série *Quando Chama o Coração*. Embora utilize personagens, locações e detalhes históricos baseados na obra original e em outros livros da autora que inspirou a série, a história e o enredo são inteiramente meus. A narrativa aqui apresentada também incorpora personagens fictícios, cenas, e interpretações próprias, além de algumas referências a personagens e lugares reais da época.
**Para os leitores, destaco os seguintes pontos importantes:**
1. **Classificação etária**: Esta obra é recomendada para maiores de 18 anos, devido a temas maduros e cenas sensíveis.
2. **Ambientação histórica**: A trama ocorre em 1910, no oeste canadense, em cidades reais da época, incluindo algumas cidades fronteiriças que serviam como rota de fuga para gangues.
3. **Cenário e estilo de vida**: Nessa época, as condições eram bastante diferentes das atuais. Não havia água encanada, energia elétrica, e muito menos celulares. O telegrama, embora caro, era a forma de comunicação mais rápida e urgente. Na cidade, existiam apenas dois telefones, um no escritório do juiz e outro no mercantil local que funcionava como mercado, armazém e ponto central de comunicações, contando com o único telegrafo e telefone da região.
4. **Transporte**: O automóvel estava começando a chegar ao Canadá, com apenas dois exemplares na cidade, pertencentes ao dono da madeireira e ao ex-prefeito. Para a maioria, o cavalo e a carroça eram os principais meios de transporte. Carruagens cobertas, conhecidas como *PALCOS*, serviam para deslocamentos mais longos. Em algumas cidades, o trem passava nas proximidades, mas era um privilégio de poucos.
5. **Educação e costumes para as mulheres**: As meninas, em geral, estudavam somente se seus pais permitissem, pois muitas eram casadas ainda jovens, aos 13 ou 14 anos já consideradas velhas. As mulheres não tinham direito a voto nem autonomia sobre o próprio casamento; solteiras ou viúvas, tinham seus destinos decididos pelo pai, e, quando casadas, pelo marido.
6. **Violência e condições femininas**: Importante notar que esta obra retrata com realismo a violência sexual sofrida por mulheres naquela época. Embora o tema seja sensível e perturbador, é uma escolha para destacar o sofrimento das mulheres e dar valor à luta histórica para que, hoje, se tenha justiça contra esses crimes. Em muitas comunidades, as gangues que passavam cometiam violência contra mulheres, assim como homens em posições de poder que se aproveitavam da ausência de punições. O sistema legal da época frequentemente culpava as vítimas, e o crime era ignorado se o agressor casasse com a vítima.
7. **Personagens e vilões**: A história conta com mais de dez vilões, todos com atos cruéis e chocantes. Prepare-se para sentir raiva deles, para odiar seus atos e, quem sabe, desejar confrontá-los você mesmo. Mas, apesar da raiva que possam despertar, esses personagens servem para ilustrar a brutalidade e a corrupção do período.
8. **Justiça e Lei**: Em uma época onde xerifes locais e a Polícia Montada Real do Canadá (os Mounties) eram responsáveis por manter a ordem em regiões pouco policiadas, a cidade contava com pouca estrutura de segurança e apenas uma enfermaria , já que hospitais eram encontrados apenas na capital.
Mas, acima de tudo, esta obra foi escrita com carinho pela autora, compondo um grande romance com muitos momentos de amor. Um amor intenso, daqueles que nascem entre almas gêmeas, onde palavras são desnecessárias para expressar a profundidade do sentimento.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O casamento ( When Call The Heart)
FanfictionConheça Elizabeth. Uma mulher deslumbrante com seus cabelos ruivos e olhos azuis, mas com uma beleza interior ainda mais radiante. Meiga e simples, mesmo sendo uma das mulheres mais ricas do Canadá em 1910, Elizabeth é uma professora visionária, des...