Golden Boy

7.3K 382 52
                                    

Tinham se passado dois dias desde nosso encontro alcoólico e estava tão concentrada nos meus estudos e no caos da faculdade que nem Lupe eu estava vendo direito.

Estava prestes a sair de casa quando tocam a campainha.

-Oi, Gavi- atendo a porta sorrindo.

-Oi, Ana, a Lupe já ta em casa? Ela não me responde.

Dei espaço pra ele entrar e soltei uma risada.

-Ela ta em casa, mas está há horas no banho como de costume. Você vai ficar um tempinho ainda esperando ela.

Ele revira os olhos frustrado e se senta no sofá.

-Ei- chamei sorrindo fazendo ele me encara- parabéns pelo Golden Boy.

Ele sorri de volta me fazendo corar levemente. Mas ele não parecia tão feliz quanto achei que estaria.

-Obrigado. Você ta com tempo? Queria saber sua opinião- ele me encara nervoso.

Olhei de leve o relógio, eu tava prestes a sair pra academia quando Gavi chegou, mas uns minutinhos não iam me matar.

Assenti e sentei ao lado do garoto no sofá. O que ele queria?

-Você é bem integrada no futebol e no que as pessoas falam por aí e principalmente no twitter- ai, eu tenho um bom chute de onde isso vai levar- você acha que o Bellingham merecia mais?

Respirei fundo pensando muito bem como ser sincera, mas sem falar nada de errado para Gavi.

O twitter foi a loucura com a vitória do Gavi, tanto apoiando quanto criticando. As pessoas falam demais e falam de forma muito maldosa. Ele não merecia isso.

-Por favor, seja sincera- ele pede- você é a única pessoa que parece gostar de futebol, mas não é próxima o suficiente de mim para sentir a necessidade de mentir.

Assenti de novo pensando um pouco.

-Bom, é uma pergunta difícil Gavi, sinceramente. Vocês dois são extraordinários, mas comparar vocês é muito difícil. Vocês são muito diferentes e jogam em situações muito diferentes. Por exemplo, eu enxergo o Bellingham como um cara extremamente habilidoso, decisivo e muito maduro pra idade dele. O cara tem 19 anos e já é capitão do time dele em vários jogos, e ta assumindo muito bem essa responsabilidade, mas... é diferente ser capitão de um time como o Borussia Dortmund e ser capitão ou até jogar no Barcelona, apesar da fase não tão boa do Barcelona. Você joga um campeonato muito mais difícil pensando nos times alemães e espanhóis, e você foi o jogador mais novo a subir pro time principal do Barcelona. Isso é simplesmente inacreditável! Eu acho o Bellingham mais maduro em certo ponto, mas você é mais raçudo, não existe bola perdida, você não para um segundo em campo e você consegue se igualar pra jogar, com 18 anos, com os caras mais fodas do mundo. Na minha visão? Vocês dois merecem o Golden boy.

Ele sorri pelos elogios, mas o incomodo em seu rosto de quando abri a porta ainda era visível.

-Eu agradeço, mas... Você não respondeu minha pergunta. Você acha que eu ou ele deveríamos ter ganho?

-Gavi, sinceramente, por que a minha opinião ou a do twitter ia te interessar ou mudar algo? Eu imagino o tanto de mensagem escrota que você anda recebendo, mas, de verdade, você ta duvidando do seu premio por isso?

Ele suspira cansado e passa a mão no rosto.

-Eu sei, eu sei, mas, pensa no meu lado também. Se tanta gente fala que eu não mereço, é natural pensar que eles estão certos, não é?

-Gavi- falei mansa- por que a minha opinião, de uma brasileira de 19 anos, ou a opinião do George de 24 anos e canadense te interessam? Ou a da Yolanda mãe de 4 filhos e divorciada? Sinceramente, eu não assisti todos os seus jogos e nem os do Bellingham. Não sei todos os critérios que entram para analisar o premio. Não sou especialista em futebol. Nem eu e nem o povo das redes sociais. Sabe quem é especialista no premio e em futebol? Quem te escolheu pra ganhar o troféu Kopa e o Golden Boy. Além disso, o Golden boy tem votação publica além do voto dos jornalistas, não? Então tem muita gente que te apoia também.

-Mas isso é o pior, porque agora falam que se eu ganhei a votação popular foi por causa das adolescentes apaixonadas por mim.

Gargalhei pela sua cara e ele me encara feio.

-Desculpa- ri- você é um jogador fenomenal. Para de ligar um pouco pros comentários maldosos. Sim, muita gente acha que o Bellingham merecia mais, mas muita gente acha que foi mais que merecido seu premio. Muita gente, não só suas fãs adolescentes- dei risada- e quem realmente se importa e entende do assunto, também te achou melhor. Você é brilhante, Gavi. Sinceramente? Bellingham é novo, torço muito pra ele continuar jogando todo esse futebol e ganhar o próximo premio. Você, Pedri, Haaland e Bellingham são o futuro do futebol, os 4 merecem ganhar esse premio, 3 já foram, falta o Bellingham ano que vem.

Ele assente de leve absorvendo tudo o que eu falei por um momento.

-Acho que você ta certa. Desculpa o surto. Vim o caminho inteiro lendo besteira no Instagram e acho que me deixei afetar. Obrigado pela análise sincera.

Afaguei seu braço de leve e me levantei do sofá. Eu precisava ir na academia antes que escurecesse.

-Preciso ir pra academia, mas a Lupe deve ta terminando o banho já.

-Ei, Aninha- ele me chama quando alcanço a porta- o que vai fazer hoje a noite?- dei de ombros- eu e Lupe vamos sair com uns amigos pra jantar, por que não vem junto?

-Que horas?

-A reserva é as 21.

Olhei o relógio que marcava 17:13.

-Eu vou adorar.

-Tchau, Aninha- ele se despede quando eu abro a porta.

-Tchau, Gavi- sai do apartamento, mas antes de fechar a porta, volto minha cabeça para dentro da sala- Ah, mas pra encerrar a discussão com a resposta que eu fiquei te devendo: Sim, você merecia mais que ele o prêmio. Sua temporada foi impecável.

Ele sorri de novo abertamente.

-Obrigado.


(...)

-Odeio essa palhaçada- Gavi suspira chateado chamando atenção de todos da mesa.

Tínhamos saído com o carro de Lupe, passado pra buscar Gavi e estávamos na mesa com mais 3 amigos do colégio deles e Pedri.

Ele encarava o celular triste. Lupe estende o braço pedindo o celular e começa a ler para todos nós o que era.

-Central futebol escreveu "esse Gavi não merece ⅓ da atenção que recebe, muito menos esses dois prêmios esse ano. Ele é simplesmente um rostinho bonito que vendo blusa pro Barcelona, o cara é um cabeça quente, uma criança em campo que não tem metade do talento e importância do Bellingham. Ganhou fama simplesmente por ser um rostinho bonito, o futebol está se tornando lamentável!"

-Que babaca!- Isabel, amiga deles, reclama revirando os olhos.

-Já falei pra parar de ler essas coisas. Passei por isso ano passado, quanto mais você ler, pior vai ser- Pedri aconselha.

Me mantive brevemente quieta lendo os comentários que respondiam esse post. Era uma mistura bizarra entre homens héteros que claramente se sentem afetados pelas meninas acharem o Gavi bonito e as meninas apaixonadas defendendo o Gavi como se fosse um deus grego. A internet ta doida.

-Cara, Gavi, vou te falar uma coisa. Você tá me fazendo pagar a língua. Eu sempre fiz bullying com quem falava que ser bonito era um fardo ou que sofria por isso, mas realmente, sua vida é mil vezes mais caótica simplesmente pelo seu rostinho bonito. Deus me livre o dia que você namorar, vão matar a garota.

A mesa inteira da risada e Gavi me encara debochado.

-Então eu sou um rostinho bonito?- ele tenta me zoar de volta.

-É o que suas fãs afirmam- dei de ombros rindo.

-Você também é minha fã que eu sei- ele pisca.

-Você sonha, né.

O Jogador e a brasileira- GaviOnde histórias criam vida. Descubra agora