No Meio de Vocês, Ele é o Mais Esperto

1 0 0
                                    

Capítulo 92: No Meio de Vocês, Ele é o Mais Esperto

"No meio de vocês, ele é o mais esperto." A frase ecoou como um troféu em minha mente, uma afirmação que não vinha apenas de um elogio, mas de uma verdade crua que eu tinha aprendido ao longo da vida. No nosso mundo, a esperteza não é apenas um atributo; é uma ferramenta de sobrevivência. No asfalto quente da favela, ser inteligente e estratégico pode ser a diferença entre viver e simplesmente existir.

A cada dia que passava, eu via meninos e meninas ao meu redor se esforçando para encontrar um jeito de se destacar. O que antes era apenas uma batalha pela sobrevivência começou a se transformar em uma competição de astúcia. Para muitos, isso significava se envolver com o crime, mas para mim, significava algo diferente: era uma oportunidade de usar minha mente, minha criatividade e minha força de vontade para conquistar o meu espaço.

A Lição da Rua

Na rua, aprendi que o verdadeiro esperto não é aquele que apenas conhece as regras, mas sim aquele que sabe como contorná-las. Eu via muitos caras que, mesmo com pouco estudo, conseguiam se dar bem. Não porque eram mais inteligentes em um sentido tradicional, mas porque tinham aprendido a jogar o jogo da vida de maneira diferente. Eles conheciam os atalhos, as armadilhas e as oportunidades que muitos ignoravam.

E eu queria ser como eles. Não no sentido de me envolver no crime, mas de aprender com as lições que o dia a dia me oferecia. Cada situação que vivenciava me ensinava algo novo, me fazia mais esperto, mais ágil em meus pensamentos. Eu tinha que ser o mais esperto, não só para me proteger, mas para garantir que aqueles que amava também estivessem a salvo.

A Estrategista da Sobrevivência

A gente crescia ouvindo que a favela era um lugar perigoso, que o crime era a única saída. Mas, em meio a tudo isso, havia um grupo que desafiava essa narrativa. Entre eles estava minha amiga Lúcia, que sempre soube como transformar a adversidade em vantagem. Ela não apenas sonhava em ser médica, mas também fazia tudo o que podia para se preparar para isso. Lúcia era a definição de "esperta" em nosso meio; seu jeito de pensar e de agir era inspirador.

Ela estava sempre à frente, criando planos, buscando oportunidades onde ninguém mais via. Sua visão era clara: a educação era a chave que abriria todas as portas. E, enquanto muitos de nós víamos apenas a violência e a pobreza, ela via um futuro repleto de possibilidades. Aprendi com Lúcia que ser esperto também significa acreditar em si mesmo e não se deixar levar pelas circunstâncias.

Um Olhar para o Futuro

A frase "no meio de vocês, ele é o mais esperto" não se referia apenas a mim; era uma convocação para todos nós. Era um lembrete de que a verdadeira inteligência está em como escolhemos lidar com as adversidades. Era sobre aproveitar as oportunidades, mesmo quando elas pareciam escassas, e nunca deixar que o medo nos paralisasse.

Assim, naquele ambiente hostil, entre risos, tristezas e desafios, eu me via cada vez mais preparado para o que estava por vir. Sabia que, para vencer, precisava ser mais esperto, mais atento e, acima de tudo, mais resiliente. Porque no final do dia, a vida é uma escola, e nós somos os alunos que precisam aprender a cada passo.

Eu não queria ser só mais um na multidão; eu queria ser aquele que faz a diferença, que entende a complexidade da vida na favela e transforma isso em força. No meio de vocês, sim, eu era o mais esperto, mas a verdade é que todos nós tínhamos a capacidade de nos tornarmos.

E assim seguíamos, cada um com suas espertezas e desafios, trilhando um caminho que, embora tortuoso, nos ensinava a ser quem realmente éramos.

---

Negro DRAMAOnde histórias criam vida. Descubra agora