Capítulo: Aí Dona Ana, Sem Palavras
Aí Dona Ana, sem palavras. A senhora é uma rainha, rainha. Quando eu olho pra trás e lembro do caminho que eu percorri, não tem como não pensar na força que a senhora sempre foi pra mim. O seu amor, seu sacrifício e a forma como sempre enfrentou a vida me ensinaram mais do que qualquer livro, mais do que qualquer professor na escola.
A senhora era a primeira a acordar, com a luz do sol ainda tímida lá fora. Enquanto a gente dormia, a senhora já tava em pé, preparando o café, organizando a casa, sempre com um sorriso no rosto. E, mesmo nos dias mais difíceis, quando a grana apertava e as contas não fechavam, a senhora nunca deixou transparecer a dor. A senhora era a fortaleza que mantinha tudo em pé.
Com a senhora, aprendi que dignidade não se compra. A gente viveu em barraco de madeira, com o telhado furado, e a chuva entrava, mas a senhora nunca deixou a esperança sair. Nos momentos em que tudo parecia desabar, era a senhora quem dizia que dias melhores viriam, que a vida tinha um jeito de se reinventar.
Os seus conselhos eram sempre diretos, sem rodeios. "Filho, o mundo lá fora pode ser cruel, mas você tem que ser mais forte. Não deixe que a vida te derrube." E era assim que eu via a senhora: uma guerreira que lutava todos os dias, não só por você, mas por todos nós. E, mesmo com todas as dificuldades, a senhora nunca deixou de acreditar no meu sonho.
Os dias na quebrada eram duros, mas com a senhora eu sempre tive um lar. As risadas que trocávamos, as conversas no final do dia, tudo isso me dava força. A senhora nunca deixou de acreditar em mim, mesmo quando eu duvidei de mim mesmo. E quando a música começou a entrar na minha vida, a senhora estava lá, me apoiando, me incentivando a seguir em frente.
Dona Ana, você é a razão pela qual eu nunca desisti. A sua luta é a base do meu sucesso. Agora, quando eu olho pra cima e vejo os palcos que já conquistei, é a sua imagem que eu vejo, sempre orgulhosa. Cada conquista minha é uma homenagem a você, a sua história de luta e resistência.
Sei que não sou só eu que reconheço isso; a quebrada toda sabe da sua importância. A senhora é mais do que uma mãe; você é uma rainha, a rainha do gueto, que faz tudo com amor e coragem. E, enquanto eu puder, vou carregar o seu legado comigo, porque eu sou o fruto do seu amor e da sua força.
A senhora é minha inspiração, Dona Ana. E, enquanto houver vida em mim, eu vou honrar essa rainha que é a minha mãe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Negro DRAMA
Historical Fiction"O Peso do Silêncio" é um romance visceral que mergulha nas profundezas da vida na periferia, inspirado no icônico "Negro Drama" dos Racionais MC's. A história acompanha Gabriel, um jovem negro que luta contra o sistema opressor que já o condenou de...