Capítulo 61: Crime
A vida na favela nunca foi fácil, mas a pressão estava aumentando. Gabriel observava seu redor e sentia que o ar estava carregado de tensão. As balas ecoavam nas ruas, e a pobreza, cada vez mais sufocante, parecia cercar a todos como um lobo faminto. Os sonhos de um futuro melhor estavam se dissipando na fumaça dos becos e das vielas. A situação estava insustentável, e a luta pela sobrevivência tomou um novo rumo.
Ele sabia que as opções eram limitadas. Enquanto seus amigos falavam sobre sonhos e mudanças, Gabriel começou a perceber que a realidade não permitia tanta esperança. A verdade era que a vida na favela exigia escolhas difíceis, e a linha entre o certo e o errado se tornava cada vez mais tênue.
Em uma noite, enquanto caminhava pela favela, viu um grupo de rapazes que conhecia desde pequeno. Eles estavam em frente a um barraco, trocando sorrisos e risadas. No entanto, o que mais chamou sua atenção foi o brilho de algo em suas mãos. “É só um trampo, mano, e a grana é boa,” disse um deles, com um sorriso malicioso.
Gabriel hesitou, mas a necessidade de mudar sua situação começou a falar mais alto. Ele se aproximou e perguntou o que estava acontecendo. “A gente tá fazendo um corre, um bico rápido. Não é nada demais, só um pouco de grana pra segurar as contas,” explicou um dos meninos, seu olhar confiante. Gabriel sentiu seu estômago revirar, mas a tentação da facilidade o atraiu.
“Se você não entrar agora, pode ficar de fora pra sempre. E a gente precisa de você, mano,” insistiu um dos outros. A pressão aumentava, e ele se viu em um dilema: continuar lutando pela dignidade ou se juntar ao crime e garantir a sobrevivência.
Naquela noite, ele decidiu entrar no jogo. A adrenalina pulsava em suas veias enquanto fazia parte do esquema. Ele começou a correr pequenas entregas para a quadrilha local, algo que parecia inofensivo, mas que rapidamente o levou a um mundo sombrio. Ele via as consequências de suas escolhas, as vidas que se perdiam e a violência que crescia ao seu redor.
Cada entrega era uma roleta russa; o medo e a tensão se tornaram seus companheiros constantes. Gabriel tentava manter a cabeça erguida, mas a culpa o consumia. Ele não queria ser um criminoso, mas a necessidade e a pressão eram maiores do que sua moralidade. As promessas de um futuro melhor foram substituídas pela realidade de um caminho perigoso e instável.
Certa noite, ele estava prestes a fazer uma entrega quando ouviu gritos. A cena que se desenrolou diante dele foi brutal: um amigo seu, um garoto que sempre jogou bola com ele, estava caído no chão, uma vítima inocente em uma guerra sem sentido. O sangue escorria enquanto os gritos da comunidade ecoavam. Gabriel ficou paralisado, a visão embaçada pela mistura de medo e desespero.
“É isso que você quer?” uma voz sussurrou em sua mente. A pergunta o assombrava. Ele percebeu que não estava apenas se envolvendo com o crime; estava se afastando de quem realmente era. O Gabriel que sonhava com um futuro melhor estava desaparecendo, substituído por um homem que vivia na sombra do medo e da violência.
Naquela noite, Gabriel decidiu que não poderia continuar assim. O crime lhe oferecia uma solução temporária, mas estava destruindo sua alma. Ele queria ser mais do que um número nas estatísticas, mais do que um personagem em um jogo de poder. O lamento de seu amigo o despertou para a realidade de que, se não mudasse sua trajetória, poderia se tornar a próxima vítima.
Ele saiu daquele mundo, mas a luta não foi fácil. O crime o cercava, e suas escolhas passadas o assombravam. No entanto, ele tinha um novo objetivo: lutar contra o sistema que o aprisionava e buscar uma saída para a vida na favela, não com armas, mas com educação e união. Gabriel sabia que seria uma batalha difícil, mas a vontade de se levantar e ser mais forte do que as correntes que o prendiam começava a pulsar dentro dele novamente.
A favela poderia ser cruel, mas ele não deixaria que seu espírito fosse quebrado. E assim, com a certeza de que a luta estava apenas começando, Gabriel se preparou para enfrentar os desafios que viriam, determinado a se afastar do crime e a reescrever sua história.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Negro DRAMA
Historical Fiction"O Peso do Silêncio" é um romance visceral que mergulha nas profundezas da vida na periferia, inspirado no icônico "Negro Drama" dos Racionais MC's. A história acompanha Gabriel, um jovem negro que luta contra o sistema opressor que já o condenou de...