Capítulo: Que Que Cês Deram Por Mim?
Gabriel sempre soube que a escola não era um lugar fácil para quem vinha da favela. Ele se lembrava bem dos olhares atravessados, das piadas nas salas de aula, dos professores que o viam apenas como mais um aluno problemático. A realidade era dura, e os estereótipos muitas vezes se transformavam em barreiras. Contudo, tudo isso estava mudando, e ele estava prestes a descobrir que a vida tem um jeito curioso de reverter situações.
Depois de se destacar como artista e ativista comunitário, Gabriel começou a ser reconhecido por suas conquistas. Sua música ecoava nas ruas e nas mentes dos jovens da favela, e sua mensagem de esperança e superação atravessava os muros que antes pareciam intransponíveis. Ele havia se tornado um símbolo de mudança, e, agora, parecia que as vozes que antes o silenciaram estavam prontas para ouvir.
O Retorno à Escola
Certa vez, Gabriel foi convidado a voltar à escola para dar uma palestra. O convite era inusitado, mas ele aceitou. Quando chegou à escola, a nostalgia o atingiu como uma onda. Ele caminhou pelos corredores que antes eram cercados de risadas zombeteiras e olhares de desprezo. Agora, ele era um homem respeitado, e a atmosfera parecia diferente.
Os professores que antes não acreditavam nele estavam todos presentes, e ele podia sentir a tensão no ar. Muitos tinham expressões nervosas, e alguns evitavam seu olhar, como se temessem que ele se lembrasse dos tempos difíceis. Mas Gabriel não estava ali para cobrar nada. Ele queria mostrar que todos poderiam mudar, que ninguém estava condenado a um rótulo.
Uma Surpresa no Palco
Durante a palestra, enquanto Gabriel compartilhava sua história, a sala estava cheia. Ele falou sobre como a música o salvou, como a favela moldou sua identidade e como a perseverança e a união poderiam transformar a realidade de qualquer um. Ele viu alguns rostos familiares, e, para sua surpresa, os professores que o menosprezavam estavam prestando atenção.
No final, ele convidou os alunos a se levantarem e compartilharem seus sonhos. A sala estava vibrante, cheia de energia. E, ao encerrar, ele fez uma pergunta que ficou no ar: “Que que cês deram por mim?”
Os professores, que antes o viam apenas como um aluno problemático, começaram a entender o peso da pergunta. Um deles, o professor de história, levantou a mão e falou com sinceridade: “Gabriel, eu confesso que fui rápido em te julgar. Eu não vi seu potencial, mas agora vejo que você é uma inspiração.”
Gabriel ficou surpreso, mas também satisfeito. “A gente tem que se lembrar que todos têm potencial, mesmo aqueles que a gente não vê”, ele respondeu. “Ninguém deve ser definido por onde vem.”
Mudança de Atitude
Após a palestra, Gabriel começou a receber mensagens de apoio e reconhecimento. Os professores começaram a se aproximar dele, buscando conversar e perguntar sobre sua trajetória. O mesmo professor de história, que havia sido tão crítico no passado, veio até ele e disse: “Gabriel, eu quero que você participe de um projeto com os alunos, algo que os ajude a entender a realidade da favela. O que você acha?”
Ele sorriu, surpreso com a oferta. “Claro! Eu adoraria ajudar. É importante que eles entendam a realidade e que não se esqueçam de que a educação é uma chave para mudar tudo.”
Criando Laços
Com o passar do tempo, Gabriel se tornou uma figura frequente na escola. Ele participava de debates, oficinas e até mesmo de algumas aulas. Os alunos que antes riam dele agora o admiravam, e os professores começaram a vê-lo como um aliado. Ele não estava apenas lá para ensinar, mas também para aprender e criar um espaço onde todos se sentissem valorizados.
As interações com os professores melhoraram significativamente. Eles pediam seu conselho sobre como abordar questões sociais e raciais em sala de aula. Um dos professores de matemática, que sempre se mostrou indiferente, se aproximou de Gabriel e perguntou: “Como posso engajar os alunos sobre a importância da matemática em suas vidas, especialmente na favela?”
Gabriel ficou satisfeito com a pergunta e ofereceu algumas ideias sobre como conectar os conceitos matemáticos à realidade deles. “A matemática é mais do que só números, mano. Ela pode ajudar a entender o mundo e, quem sabe, até a criar um plano de negócios”, disse ele, empolgado.
Reconhecendo o Passado
Em um desses encontros, Gabriel se lembrou dos momentos em que se sentia invisível, do bullying e da rejeição. Ele compartilhou suas experiências com os alunos, mostrando a importância de não permitir que as vozes negativas o definissem. O professor de português, que sempre foi duro, se juntou a ele e disse: “Gabriel, você é um exemplo de resiliência. Você provou que não importa de onde você veio, mas sim para onde você está indo.”
A sala estava em silêncio, e Gabriel percebeu que o respeito que antes parecia tão distante agora estava presente. Ele sorriu e respondeu: “Valeu, mas lembrem-se, isso não é só sobre mim. Cada um de vocês pode fazer a diferença.”
Um Futuro Brilhante
Com o tempo, as relações entre os alunos e os professores mudaram. Gabriel se tornou um mentor para muitos deles, e a escola começou a ganhar uma nova vida. Os professores que um dia se sentiram superiores agora aprendiam com ele, e juntos, estavam construindo um ambiente mais acolhedor e justo.
A pergunta “Que que cês deram por mim?” passou a ser uma reflexão coletiva. E, ao olhar para trás, Gabriel percebeu que a transformação não era apenas sobre ele; era sobre todos os que decidiram mudar, que decidiram ver além das aparências. Ele estava construindo não apenas um legado para si mesmo, mas um futuro melhor para todos na escola e na favela.
Com a nova atmosfera e a união que começou a se formar, Gabriel sabia que a jornada ainda estava apenas começando. Havia muito a fazer, e ele estava pronto para enfrentar qualquer desafio, não apenas por ele, mas por todos aqueles que vieram antes e aqueles que ainda viriam. A favela, com todas as suas dores e alegrias, sempre faria parte dele, mas agora ele tinha a chance de mostrar ao mundo que, juntos, poderiam mudar a narrativa.
---
VOCÊ ESTÁ LENDO
Negro DRAMA
Historical Fiction"O Peso do Silêncio" é um romance visceral que mergulha nas profundezas da vida na periferia, inspirado no icônico "Negro Drama" dos Racionais MC's. A história acompanha Gabriel, um jovem negro que luta contra o sistema opressor que já o condenou de...