Nos dias que antecederam o fim de semana, Aisha contou ao seu pai que gostaria de sair com Saleh para almoçar. Johnson sabendo que ela tinha uma amizade de muitas semanas com aquele rapaz imaginou que esse passeio não traria nenhum risco a filha, mas, por precaução, pediu que ela enviasse mensagens constantemente para demonstrar que estava tudo bem durante aquele passeio. Aisha concordou e disse que mandaria contatos pelo celular via mensagem, sempre que se deslocasse de um lugar para o outro, para que seu pai ficasse mais tranquilo.
Em certa medida, todos eles se preocupavam um pouco com as relações que Aisha construía com pessoas do Afeganistão, pois, Johnson, mesmo achando muito improvável que Osnin descobrisse o paradeiro de Aisha e tentasse algo contra ela, ficava ainda desconfiado de que isso pudesse ocorrer. Afinal de contas, por mais que ele tentasse buscar informações do paradeiro do esposo de Aisha, ele não havia encontrado nenhuma notícia dele.
No sábado, Aisha foi ao templo e viu Saleh em uma entrada daquele espaço, o cumprimentando. Logo em seguida, ela fez as suas orações e na saída os dois conversaram um pouco enquanto se dirigiam para pegar um táxi e irem para o almoço. Nesse intervalo, eles conversaram sobre as novidades que aconteceram naquela semana e Saleh se mostrava muito feliz por finalmente ter conseguido convencer Aisha a sair com ele.
Saleh a levou em um restaurante que servia comidas típicas do Afeganistão e Aisha ficou extremamente feliz ao saber da existência de um restaurante com aqueles pratos na Inglaterra. Ao ver o cardápio ela ficou maravilhada e agradeceu intensamente Saleh pela ótima escolha. Aisha estava com muitas saudades das comidas de sua infância e adolescência.
Os dois escolheram então os pratos e naquela mesa conversaram um pouco:
- Eu fico feliz que tenha gostado do restaurante Aisha.
- Eu não sabia da existência dele Saleh. Eu gostei muito da ideia. Esses pratos que comeremos aqui eu já cozinhei muito enquanto morava no Afeganistão.
- Quer dizer que você sabe cozinhar mesmo sendo tão nova? Questiona Saleh surpreso.
- Eu cozinhei por muito tempo enquanto morava lá.
- E você cozinha bem?
- Acho que no momento eu estou um pouco enferrujada, pois, desde que cheguei na Inglaterra eu comecei a vida boa e por poucas vezes fui para cozinha. Na maioria das vezes que eu cozinho aqui são comidas ocidentais e não as que estava acostumada a fazer para o meu esposo no Afeganistão. Afirma Aisha um pouco sem sentir o que havia dito, percebendo que havia contado uma informação importante do seu passado, após ver a reação espantada de Saleh, enquanto olhava para ela.
Nesse momento, Saleh compreende que Aisha já havia sido casada, mudando o seu semblante para um pouco mais triste. Quando ela percebe a mudança no olhar dele, ela fica sem graça e sem saber o que dizer. E então ele questiona:
- Quer dizer que você se casou no Afeganistão?
- Saleh. Eu não gostaria de falar sobre isso. Afirma Aisha envergonhada.
- Acho que nós já nos conhecemos há algum tempo Aisha e eu não quero que cometamos qualquer pecado. Portanto, só me responde uma coisa. Você ainda é casada? Questiona Saleh preocupado.
- Sim. Eu ainda sou casada. E esse é um dos motivos que não posso ter um relacionamento sério com ninguém ainda aqui na Inglaterra.
- E onde está o seu esposo?
- Quando iniciou a guerra, eu vim pra cá e não tive mais contato com ele.
- E não o procurou?
- Tentei obter informações sobre o seu paradeiro, mas não o encontrei.
Então, nesse instante o almoço é servido e Aisha fica maravilhada de como aquele prato parecia estar apetitoso. Aproveitando-se do momento, ela tenta mudar de assunto:
- Nossa, esse prato parece estar uma maravilha. Que saudade! Afirma Aisha a sorrir.
- Espero que goste Aisha. Eu te trouxe aqui esperando muito que você gostasse de comer uma comida do nosso país de origem.
- Eu adorei Saleh, muito obrigada mesmo. Agradece Aisha, quando os dois começam a comer.
Saleh estava muito feliz por Aisha ter gostado do local em que ele a levou para passear pela primeira vez. Vendo que ela havia mudado de assunto e não gostava de conversar sobre o passado, ele preferiu não falar mais a respeito durante o almoço, mas estava muito curioso para saber mais informações sobre esse tema.
Eles conversaram sobre os pratos do Afeganistão que mais gostavam e logo que finalizaram saíram daquele restaurante, com Aisha o agradecendo muito. Extremamente curioso, ele questiona antes de se despedir:
- Você se casou bem nova não é Aisha. Hoje você está com 19 anos e já mora a 4 anos na Inglaterra, então você se casou aos 15 anos? Questiona Saleh um pouco surpreso, mesmo sabendo que aquilo era muito comum em sua cultura.
- Sim. Eu casei muito nova Saleh. Na verdade quando eu casei eu só tinha 14 anos. Não foi muito fácil pra mim, pois, a inexperiência era uma dificuldade nessa época.
- Eu posso imaginar, não deve ser fácil se casar tão nova.
- Não é mesmo. Mas, com o tempo eu fui me acostumando. Tudo serve de experiência não é. Diz Aisha de forma acanhada.
- Acho que você não gosta muito de falar sobre esses assuntos não é Aisha. E eu fico insistindo. Consigo perceber no seu semblante que fica acanhada sempre que fala do seu passado.
- Foi um momento um pouco complicado pra mim, meu amigo. Ainda não me sinto muito à vontade para falar desse assunto, mesmo com pessoas mais próximas. De certa forma, sinto que minha vida começou a ficar melhor depois que vim morar na Inglaterra. Se quiser me perguntar qualquer coisa de minha vida aqui. Eu acho que posso te contar quase tudo. Mas, de lá, eu gostaria de um tempo antes de me abrir com você. Espero que entenda. Afirma Aisha de forma acanhada.
- Eu entendo Aisha. Não se preocupe. Se precisar de mais tempo, eu te darei todo o tempo que for necessário. Bem, então me fale um pouco sobre a sua família daqui.
Aisha então começa a falar um pouco sobre a sua família da Inglaterra sem dar muitos detalhes sobre as profissões e como eles entraram em sua história. Ela fala de Evelyn, de Johnson e principalmente de Loren, dizendo que um dia gostaria de marcar para sair com Saleh e a apresentar. Saleh fica muito animado com essa proposta.
Depois de mais alguns minutos a conversar, eles se despedem, Aisha pega um táxi e vai para casa de forma pensativa no que havia ocorrido. Ela, inicialmente ficou preocupada com o que disse para Saleh. Em sua mente ela não iria dizer para ele que já havia sido casada no Afeganistão, entretanto, ela soltar aquilo mesmo sem querer naquele momento, para ela, de alguma forma, foi positivo, pois, agora ele entenderia que não poderia mesmo se relacionar com ela. Caso eles tomassem uma ação nesse sentido, estariam cometendo adultério, algo muito condenado pela sua cultura e religião.
Ao chegar em casa, Aisha conta para a sua família, enquanto eles estavam a assistir um DVD, que o passeio havia sido muito agradável, deixando todos muito felizes que ela estava conhecendo um rapaz legal, que possui a mesma origem que ela.
Anoite, antes de dormir, Aisha contou em detalhes como foi o encontro para Loren, quando afirmou que havia dito que era casada e as reações de Saleh. Loren afirmou que achava que ela deveria mesmo informar aquilo a ele, pois, a amizade dos dois já era sólida e Saleh a aquela altura já tinha direito de saber daquela informação, inclusive, para não criar muitas expectativas e sofrer com elas.
Aisha, depois da análise da irmã, percebeu que ela poderia estar certa, que não era justo deixar Saleh, que estava claramente envolvido, criar expectativas de que Aisha estava desimpedida, já que pela sua cultura, ela não estava. Portanto, ela entende mesmo que aquele ato falho durante o almoço acabou sendo positivo.
Depois de muito conversarem, Loren se colocou a disposição para ir a um próximo passeio com Aisha para conhecer Saleh e então as duas pegaram no sono. Aquele foi um dia muito agradável para Aisha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casamento forçado e abusivo II
General FictionApós passar por muitos percalços em sua história, Aisha consegue finalmente se livrar do seu casamento e tenta construir uma nova vida. Entretanto, os fantasmas do passado a assombram constantemente e ela tem dificuldades de superar os seus diversos...