Na madrugada daquele domingo, Evelyn percebe que Jonson não conseguia dormir. Estava inquieto e muito ansioso, quando ela diz:
- Meu amor, eu tenho notado que você está muito preocupado com alguma coisa. Eu conheço no seu semblante que não está bem? Está acontecendo alguma coisa mais séria?
- Eu estou um pouco preocupado com algumas coisas dessa missão que realizei.
- Eu percebi. Parece que o seu corpo está aqui, mas na verdade a impressão que dá, desde que chegou é que a sua cabeça está lá no Afeganistão. Conte pra mim, o que está acontecendo, talvez eu consiga te ajudar de alguma forma?
- Eu vou te contar meu amor. Você me conhece mais do que ninguém mesmo. É impressionante como descobre se eu estou bem ou se não estou. Afirma Johnson ao sorrir daquela situação.
- Nós mulheres já nascemos com esse dom de observar meu amor! Afirma Evelyn a sorrir.
- Eu estou muito preocupado com Wilian. Para salvar Aisha, tivemos que arrumar uma forma de ela não ser interrogada pelos militares. Para dar alta para ela tivemos que falsificar a assinatura do seu esposo em um documento e fingir que um homem veio buscá-la no hospital, pois essa era a única forma de ela sair com tranquilidade daquela clínica.
- Mas, meu amor, isso é muito sério. Isso é falsidade ideológica, é crime em qualquer lugar.
- Lá no Afeganistão isso é muito pior. Já que a lei deles é muito severa. Mas, acreditamos que depois de salvar a vida dela, eles deixariam para lá e não se importariam com mais nada disso. Só que não foi o que aconteceu. Aqueles militares de alta patente ficaram irados, pois Wilian não havia deixado eles a interrogarem enquanto ela esteve internada.
- Meu Deus. E o que aconteceu? Questiona Evelyn demonstrando imensa preocupação.
- Imediatamente eles bateram muito em Wilian quando chegaram a aquele hospital e descobriram tudo.
- Nossa, que maldade!
- Ele ficou internado por dias. Depois disso eles pegaram os documentos e descobriram que eles eram falsificados. Eles precisavam interrogar alguém para saber o que havia acontecido de verdade, em toda aquela situação. Então eles pegaram Alek, um dos enfermeiros daquela equipe que sabia de toda a nossa história de proteção a Aisha e o levaram para o interrogatório.
- Mas, ele disse alguma coisa?
- Amor, eles estão em guerra e não são tão tranquilos como nós ocidentais, quando estamos em situação de paz em que as leis funcionam. Eles levaram aquele enfermeiro para uma cadeia da cidade e o torturaram até que ele não suportasse mais. Ele disse tudo que eles queriam saber e eles não se deram por satisfeitos. O levaram para aquele hospital entre a vida e a morte, de tão severa que foi a tortura!
- Que horror! Que covardia desses homens! Diz Evelyn enquanto tampa a sua boca, demonstrando-se assustada.
- O sistema naquele país costuma ser bem mais severo do que aqui. Lá existem leis de pena de morte, entre outras muito severas.
- Então Wilian está em risco por eles terem descoberto toda a história?
- Sim. Eles ameaçaram interrogar Wilian.
- Minha nossa. Se interrogarem ele, podem deixá-lo como fizeram com o outro enfermeiro.
- Isso é o que eu mais temo, por isso estou tão preocupado nesses dias.
- Mas, isso é mesmo preocupante. Temos que fazer alguma coisa. Wilian é um cidadão inglês, temos que protegê-lo de alguma forma.
- A questão é que ele está com muito medo. O líder daquela comunidade fez um acordo com ele, afirmando que não iria interrogá-lo em nem condená-lo caso ele continuasse a trabalhar normalmente, mas tenho pra mim que eles querem matar Wilian.
- Mas, porque eles fariam isso meu amor, depois de ele ter tratado tão bem todo aquele povo e salvado tantas vidas?
- A cultura deles é muito diferente da nossa. Naquelas tribos do norte do país, onde Wilian está, a honra para aqueles homens, vale mais do que tudo e eles se sentiram desonrados quando o doutor os afrontou algumas vezes naquele hospital.
- Então o risco que ele corre é muito grande?
- Muito grande meu amor. Eu não sei mais o que fazer para tentar resolver essa situação. Wilian agora está sobre minha responsabilidade. Ao retirar Aisha daquele país, eu o coloquei nessa situação.
- A esposa dele sabe disso?
- Ninguém sabe. E nem pode saber. Aisha é encantada com Wilian. Ele fez tudo por ela. Se ela souber disso ela vai se desesperar.
- Eu entendo meu amor. Mas, o que está pensando em fazer para mudar essa situação.
- Eu queria mesmo era jogar isso na mídia e tentar tirar Wilian de lá na marra, mas Tody me desencorajou. Disse que o Wilian não quer quebrar o acordo em nenhuma hipótese.
- Deve estar com medo coitado. Depois que viu como o homem da sua equipe ficou, deve estar desesperado. Pensando que se for interrogado pode ficar da mesma forma ou até pior.
- Provavelmente sim. Eu sei que ele está muito preocupado, mas essa é a única forma que vejo de ajudar ele nesse momento. Daqui não conseguiremos fazer mais nada. Fugir clandestinamente daquela região é impossível. Ao sair de lá fomos atacados em várias partes da estrada. Só conseguimos sair vivos porque os nossos carros militares têm uma blindagem muito robusta. Eu estou muito preocupado.
- Eu entendo a sua preocupação meu amor. Mas, acho que as suas decisões devem estar de acordo com as vontades de Wilian. Afinal de contas, as consequências delas é ele que pode vir a sofrer.
- Foi o que Toddy me disso e agora entendo que tanto ele quanto você estão certos meu amor. Wilian é que tem que decidir como quer que tomemos ação nesse caso.
Então eles terminam aquela conversa e os dois se deitam naquela cama, ficando a pensar no que poderia ser feito para que aquela situação fosse resolvida. Depois de muito pensar, eles pegam no sono e conseguem dormir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casamento forçado e abusivo II
General FictionApós passar por muitos percalços em sua história, Aisha consegue finalmente se livrar do seu casamento e tenta construir uma nova vida. Entretanto, os fantasmas do passado a assombram constantemente e ela tem dificuldades de superar os seus diversos...